Lojas Renner cresce 220% em sua base de novos clientes engajados com ação de ativação de leads.

+220%

da base engajada de novos usuários

-46%

do volume de contatos que não clicam nos envios

A partir do baixo número de leads engajados na base de e-mail marketing da Lojas Renner, fizemos um estudo dos dados disponíveis e desenvolvemos 3 ações estratégicas que trouxeram grandes resultados.

Sobre a marca

Um dos principais desafios da marca é conhecer o seu cliente final, as crianças (ou Minis). Considerando que são os pais os responsáveis pela tomada de decisão na hora da compra, os dados do cliente não refletem as particularidades dos pequenos. Como poderíamos mudar essa situação e enriquecer a base de dados com informações sobre os Minis?

O desafio de ativação dos leads

Após uma análise dos principais KPIs da Renner referentes à frente de e-mail marketing, constatamos um grande volume de cadastros não ativados e de contatos sem clique na base de e-mails do e-commerce da marca.

As principais causas para esse problema foram:

Falta de personalização das campanhas blasts
Ou seja, campanhas promocionais genéricas, sem muitas segmentações.

Falta de estratégia para grupos de clientes novos sem compra

Uma estrutura de e-mails que dificultava o fluxo de leitura

A abordagem de diferentes temas em uma mesma peça

Existia um esforço grande na captação de leads, porém esses leads não eram bem trabalhados para se tornarem clientes, gerando um alto custo de aquisição e baixo retorno sobre o investimento.

Uma ação em 3 frentes

A partir dos desafios encontrados, nos unimos com a marca para listar ações e definir responsáveis, prazos e prioridades para solucionar esses problemas.

1

Novas estruturas para
os e-mails marketing

2

Regras dinâmicas e
banners personalizados

3

Estratégia de abordagem dos novos cadastros

Assim, criamos novas estruturas para e-mail marketing, na qual as campanhas passaram a abordar diferentes temas em rolagens mais curtas e organizadas, facilitando o fluxo de leitura.

Em paralelo, implementamos
regras dinâmicas e banners personalizados que estampavam na primeira rolagem dos e-mails cupons e/ou informações relacionadas a cada cliente.

Por fim, fizemos
mudanças na estratégia de abordagem dos novos cadastros, alterando os filtros das campanhas diárias para considerarem também os novos registros criados nos últimos 30 dias que não haviam engajado nos últimos 15 dias.

Colhendo engajamento

Com o plano de ação focado na ativação e engajamento da base — em especial dos novos leads adquiridos — em apenas 8 meses de atuação:

A base engajada de
novos cadastros cresceu

O volume de contatos
que não clicam reduziu

220%

em volume

10%

em share

33%

Assim, usando a estratégia certa aliada à ferramenta ideal, a marca conseguiu suprir as necessidades encontradas e direcionar o seu potencial para resultados mais objetivos.