Com estratégias de CRM, Compra Agora atinge o maior share de CRM até o momento e alcança grandes métricas desde o início do projeto.
conversão de vendas em clientes impactados pelas campanhas
+51%
receita vinda de CRM em relação a 2021
+8x
réguas automatizadas
+9
taxa de abertura
do e-mail
+192,24%
respostas
na pesquisa
+20x
Para se tornar uma empresa cada vez mais focada na experiência do cliente no setor B2B, o Compra Agora deseja dobrar o share de CRM ainda em 2022.
Sobre a marca
O Compra Agora é o 1º site B2B do Brasil focado no pequeno e médio varejista que possui supermercados, farmácias, papelarias e outros estabelecimentos do gênero.
No Compra Agora, o varejista repõe o seu estoque de forma totalmente online, tendo acesso a produtos e ofertas de grandes indústrias como Unilever, BIC, 3M, Heinz, Bauducco e muitas outras, além de descontos exclusivos, produtos financeiros e outras vantagens.
O desafio: aumentar o share de CRM através das campanhas.
O maior desafio da marca está na automatização e crescimento de receita frente a um cenário onde o cliente não tinha nenhuma régua automatizada quando fechou parceria com a Pmweb.
A falta de réguas automatizadas e estratégias pensadas para o CRM gerava um volume operacional maior e uma menor eficiência nos resultados.
Por esse motivo, a Pmweb propôs a implementação da Salesforce e, com ela, o uso de réguas automatizadas com foco em behavior, de estratégias de Lifecycle e a adoção de canais de SMS, que ajudam a marca a conhecer melhor o comportamento dos seus clientes e, por consequência, gerar mais receita.
As estratégias de CRM
Por meio das estratégias de CRM, junto com as ferramentas de automação, o Compra Agora conseguiu transformar os desafios do cenário em oportunidades e crescimento no relacionamento com os clientes.
Para isso, Compra Agora e Pmweb desenvolveram juntos estratégias de CRM pautadas em três pilares fundamentais para conseguir criar uma experiência significativa para os clientes:
• Enriquecimento e manutenção de dados de clientes;
• Transformação dos dados em informações acionáveis para automatização das réguas de Lifecycle;
• Aumento da receita através de cross channel.
Cada um desses pilares foi fundamental para a construção das estratégias que a marca desejava para alcançar o objetivo de manter o relacionamento com os clientes de maneira personalizada, mas ainda assim em escala e de forma automatizada.
Dentre as ações realizadas até o momento, a integração e criação de mais de 20 tabelas de dados, a implementação de 9 jornadas automatizadas, a adoção do canal de SMS, a criação de lifecycle para Compra Agora e Fidelidade, o aquecimento de IPs para disparo de e-mails e mais de 350 mil e-mails disparados nos seis primeiros meses de projeto são alguns highlights dentro de muitos outros que foram realizados e que tornam o Compra Agora um cliente Pmweb em crescimento exponencial.
O efeito CRM
Com a aplicação dos pilares e com as estratégias de personalização pensadas em crescer e fortalecer a presença e criar um relacionamento com a marca junto aos clientes, é possível perceber o “Efeito CRM”: aumento da receita em mais de 8x em apenas 7 meses de projeto rodando, no período de agosto de 2021 a abril de 2022.
• Taxas de engajamento com aumento de mais de 15 pontos percentuais.
• Resultados estão descentralizados entre os canais disponíveis, sem dependência de algum específico.
Além disso, o aumento da participação de CRM na receita gerada para o business cresceu de cerca de 1% no início do projeto, para 4%, o que representa mais oportunidades de aprendizado e, principalmente, intensificar as iniciativas data driven dentro do Compra Agora.