Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, engaja 50% da base de clientes com aquecimento de IP.
envios
≈500 mil
acima da média de taxa de abertura
+205%
superior à média de taxa de cliques
+122%
taxa de abertura
do e-mail
+192,24%
respostas
na pesquisa
+20x
Para a construção do relacionamento com o cliente no contexto atual, o e-mail marketing é uma peça chave. E, como um novo cliente Marketing Cloud e Pmweb, foi necessário desenhar um Plano de Aquecimento para o novo endereço de IP da Fisia - Distribuidora oficial da Nike no Brasil. A partir disso, a meta era gerar um histórico de envios não problemáticos em quatorze (14) dias, no intuito de construir a reputação deste endereço de IP, para que fosse possível conceber a orquestração da estratégia de CRM. Os resultados foram além das expectativas:
Sobre a marca
A FISIA, Distribuidora oficial da Nike no Brasil, que pertence ao Grupo SBF, escolheu a Pmweb para avançar nas estratégias de CRM usando a Salesforce. Desde 2020, quando o Grupo SBF assumiu a operação da Nike no país, as decisões passaram a ser locais, e a Pmweb já atendia a Centauro, principal marca do grupo.
O desafio
O principal desafio foi fazer o aquecimento do endereço de IP em quatorze (14) dias, mantendo a boa reputação da marca. Normalmente, o período recomendado é de trinta (30) dias.
O aquecimento de IP
Com o objetivo de que as campanhas tenham sucesso nos indicadores de engajamento (boas taxas de entrega, abertura e clique, principalmente), a ideia é enviar a comunicação certa, para a pessoa certa, no momento certo.
Dessa forma, a base de clientes utilizada para o aquecimento do endereço de IP considerou um critério de quarenta e cinco (45) dias de engajamento. Além disso, as campanhas foram pontualmente disparadas às 10h da manhã, conforme as boas práticas recomendadas pela equipe de Entregabilidade.
Ainda, vale ressaltar que houve um acompanhamento diário dos resultados, para monitoramento de possíveis instabilidades nas taxas de entrega, abertura e clique dos principais ISPs. Por fim, não foram registrados erros operacionais que pudessem impactar no processo de aquecimento.
Resultados
Embora houvesse um prazo apertado de quatorze (14) dias, os resultados foram excepcionais: a média geral das entregas foi 15% superior à média geral dos clientes. A taxa de abertura ficou 205% acima da média das demais contas aquecidas pela Pmweb, enquanto a taxa de cliques foi 122% superior à média.
Além disso, foi possível observar que nas métricas abertas por ISP, Gmail e Yahoo apresentaram ótima performance. Ainda, mesmo no Hotmail em que as taxas normalmente são inferiores, os resultados foram consistentes.
Vale ressaltar que não houve oscilações de bounce ou mesmo qualquer bloqueio durante o período do aquecimento. Também não houve citação em nenhuma Blacklist.
Por fim, destaca-se que, nos quatorze (14) dias de aquecimento, a Fisia conseguiu engajar cinquenta por cento (50%) da base de clientes.