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Lojas Lebes enriquece a experiência do consumidor e aumenta receita omnichannel em quase 30%

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de receita geral do

e-commerce (2020 x 2021)

28%

de receita por envio (RPE)

+294%

na taxa de conversão

+14%

taxa de abertura
do e-mail

+192,24%

respostas
na pesquisa

+20x

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Com a chegada da pandemia de COVID-19, a Lojas Lebes precisou acelerar o processo de digitalização e evolução da área de Customer Experience (CX), que tem o objetivo de unificar a experiência do cliente em todos os canais. Em parceria com a Pmweb, a empresa orquestrou e potencializou novas réguas focadas em relacionamento, conversão e retenção.

Sobre a marca

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A Lojas Lebes foi fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul - Brasil. Hoje, a rede de varejo está presente em quase 200 municípios do Rio Grande do Sul, com mais de 240 filiais, resultado do consistente plano de expansão que prevê a abertura de novas unidades a cada ano.

 

Ao longo do tempo, a marca ampliou sua área de atuação e disponibiliza hoje uma grande variedade de itens na linha moda, móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, serviços financeiros, dentre outros.

O desafio omnichannel

Desde o lançamento do e-commerce em 2011, a Lojas Lebes assumiu o desafio de transformar uma empresa tradicional e com foco em lojas físicas, em uma empresa com pensamento digital e omnichannel. Iniciado em 2016, o projeto de transformação digital fomentou várias iniciativas para tornar a empresa cada vez mais phygital e, em 2019, foi criada a área de Customer Experience (CX), para unificar a experiência do cliente em todos os canais.

 

Em 2020 os desafios se elevaram com a chegada da pandemia de COVID-19 e o processo de digitalização e evolução de CX, que até então eram projetos em desenvolvimento, tornaram-se mandatórios e urgentes.

 

A partir disso, a empresa orquestrou e potencializou novas réguas focadas em relacionamento, conversão e retenção, priorizando dados como RFV (recência, frequência, valor) e produtos navegados e de preferência dos clientes, fazendo com que os vendedores conseguissem contatar os clientes e realizar uma venda direcionada. O principal indicador de crescimento foi o TKM (Ticket Médio) dos clientes (19% em relação ao ano anterior) e a evolução de frequência de compra do cliente omnichannel (131% - também em relação ao ano anterior).

Jornadas personalizadas

Foi realizado um estudo onde foram mapeadas as jornadas dos clientes e, com isso, foram identificados vários perfis com comportamentos e expectativas diferenciadas, atualizando os atritos e identificando oportunidades de melhorias na experiência de compra, adicionando um olhar mais profundo à jornada digital e à venda de serviços financeiros.

 

Com isto, foram identificados dois perfis bem distintos:

  • Nativo digital, que já nasceu conectado, que valoriza a praticidade, compara preços com facilidade, confia em reviews de produtos e influenciadores.

  • Migrantes digitais, que têm mais resistência de comprar online e ainda buscam segurança e validação na loja física.

A partir deste estudo, explorou-se a jornada de consumo de cada perfil de cliente e desenvolveram-se estratégias com o objetivo de melhorar a experiência e oferecer uma jornada mais personalizada para cada um deles.

Também se entende o cenário da Lebes Financeira e as oportunidades para iniciar o relacionamento e potencializar as vendas do serviço, cumprindo os seguintes objetivos:

  • Melhorar a jornada omnichannel da Lebes

  • Tornar o físico mais digital

  • Orquestrar a experiência do cliente

  • Deixar a experiência digital mais atrativa

  • Ampliar a venda dos serviços financeiros

Para atingir estes objetivos, toda a comunicação B2C foi orquestrada na Oracle Responsys, integrando dados de e-commerce e das lojas físicas com os canais de e-mail, SMS e push, junto com a Customer Data Platform (CDP), que permite uma visão integrada do comportamento da base de contatos e das vendas online e offline, resultando assim em um CDP capaz de viabilizar as mais diversas ações e estratégias, sendo pioneiros no uso deste tipo de plataforma no Brasil.

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CRM = Customer relationship management

DMP = Data management platform

CDP = Customer Data Platform

Durante o estudo, cinco jornadas foram identificadas e trabalhadas:

1. Loja Física Tradicional

Estratégia guiada a partir da apresentação do perfil do cliente tradicional e mais recorrente da marca, que compra apenas nas lojas físicas, buscando solucionar principalmente as lacunas que o consumidor enfrenta no pós-venda, além de incluir na jornada um atendimento personalizado.

 

Réguas e estratégias implementadas:

Vendedor Favorito: tendo o dado de quem fez a venda ao consumidor Lebes, enviamos uma campanha de Retorno com a informação do vendedor, ou gerente da loja.

 

Pós-venda: traz informações que sejam relevantes para o consumidor após a aquisição de um produto. Apresenta o resumo da compra, código de rastreio, informações de cobrança, endereço de entrega etc.

 

NPS (Net Promoter Score) da montagem: pesquisa com o cliente em relação à equipe de montagem. Permite que possamos medir a satisfação do consumidor a respeito do serviço oferecido.

 

Dicas de uso: apresenta para o cliente algumas opções de uso do produto recém-adquirido. Inspirações e referências para que o mesmo possa usar.

Quarentena: negativa o cliente na base por determinado período de tempo para que ele não receba mais promoções do mesmo produto logo após ter efetuado uma compra.

2.​ Nativo Digital

Para os clientes nativos digitais, é importante, além das campanhas promocionais já enviadas, melhorar a experiência nelas e trabalhar com campanhas transacionais, munindo o cliente com informações que melhorem sua experiência pós-compra.

 

Réguas e estratégias implementadas:

Cupom de abandono: envia um cupom de desconto para o cliente que abandonar uma compra na etapa final dessa jornada. Esse e-mail tem como objetivo resgatar um consumidor que deixou de converter e incentivar o mesmo a terminar a compra.

 

Instruções para retirada: essa comunicação tem como objetivo interagir com o cliente no pós-venda e orientar o mesmo em relação à retirada do seu produto. Assim, podemos evitar confusões e uma percepção ruim por parte do consumidor.

 

Remetente: utiliza diferentes remetentes destacando o e-mail dentro do inbox do cliente. Exemplos: Lebes Recomenda, Ofertas Lebes, Lebes Cidade (personalizada de acordo com a cidade do cliente).

 

Cashback: possibilita que os consumidores tenham algum benefício a partir de uma compra. Comunica para a pessoa que ela possui um percentual de desconto em algum produto relacionado a uma última compra.

 

Conteúdo: comunicação que gera engajamento por parte do consumidor. Promove conteúdos que tenham relação com os produtos ofertados na Lebes para que se faça uma relação entre o que se está lendo e o que é oferecido.

3. Migrante Digital

Para os migrantes digitais é necessário informar sobre todos os pontos da jornada, além de trazer as promoções disponíveis e dados que façam com que esse consumidor se sinta confiante de comprar na Lebes e principalmente aumentar a possibilidade de gerar uma retenção e fazer com que esse cliente volte a realizar compras.

 

Réguas e estratégias implementadas:

Corujão Lebes: lembra/apresenta para os clientes a respeito do corujão da Lebes (promoção tradicional que ocorre no período da noite no e-commerce). Esse é o momento em que o consumidor pode encontrar o que procura com valores especiais, mas muitas vezes não conhece ou lembrava da promoção.

 

Baixou de preço: alerta de baixa no preço de um produto que já foi navegado ou abandonado por um consumidor.

 

Prova social: comunicação com dados a respeito do número de vendas de um produto ou avaliações positivas de outros clientes para gerar confiança no consumidor na hora da conversão.

 

Incentivo à segunda compra: estratégia que envia um e-mail de incentivo à segunda compra, com benefícios, promocodes e promoções.

4. Consulta Financeira

Para os potenciais clientes dos serviços financeiros, é importante entender as oportunidades e como abordar essas pessoas para que elas conheçam e utilizem os serviços da Lebes.

 

Réguas e estratégias implementadas:

Incentivo ao aplicativo: incentivo para o cliente baixar o app, assim pode acompanhar todos os seus números relacionados aos serviços financeiros da Lebes, além de realizar as transações.

 

Conheça os benefícios: apresenta todos os planos e serviços financeiros da Lebes, mostrando todos os benefícios e quais as vantagens que o consumidor pode ter.

 

Educacional: mais do que divulgar os produtos e serviços financeiros, a Lebes tem como compromisso educar o cliente financeiramente de forma com que esta opção de crédito seja um facilitador na vida do consumidor, com dicas de economia e gerenciamento financeiro.

 

Pré-aprovação de crédito: envia todos os requisitos e documentação necessária com o  valor disponível para que o cliente já chegue na loja conhecedor da sua situação.

 

Reengajamento: através do clique do cliente no e-mail, se captura mais informações de interesse de crédito do usuário para oferecermos a melhor proposta de serviço.

5. Experiência em moda

Para os clientes focados no mundo da moda, apresenta conteúdo e informações sobre o mundo da moda e os produtos Lebes desse segmento. Além disso, deixa o consumidor a par das condições de pagamento e troca.

 

Réguas e estratégias implementadas:

Lebes fashion: comunicação que busca relacionar conteúdo do mundo da moda com os produtos ofertados na Lojas Lebes.

 

Tá na vitrine: divulga por e-mail os produtos que estão "nas vitrines" das lojas físicas, direcionando o cliente para a loja mais próxima ou de última compra, através de conteúdo dinamizado e personalizado.

 

Informações sobre troca: disponibiliza todas as informações necessárias para o cliente em relação às políticas de troca.

 

Top 10: traz os 10 produtos mais vendidos em moda, de acordo com o interesse do consumidor.

Além de todas estas réguas já citadas, desde 2019 até o fim de 2021 foram implementadas novas automatizações que juntas trouxeram um crescimento na receita gerada por campanhas automáticas. As automatizações representaram mais de 50% da captação geral do canal.

Resultados incríveis

O maior benefício para a empresa é também o maior benefício para o cliente: manter uma boa experiência de relacionamento com a Lojas Lebes.

 

Quanto mais automatizadas e personalizadas as estratégias de marketing, maior a relevância das mensagens para o cliente e maior o retorno (ROI) para a empresa. De acordo com a classificação de ciclo de vida utilizada pela Pmweb, a Lebes se encontra hoje no nível 5, o mais alto na escala, e a sua receita é mais de 30% atribuída a programas e campanhas automatizadas.

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Fonte: Pmweb - Desenvolvimento interno

Apesar desses ótimos resultados, a Lojas Lebes segue trabalhando para reduzir ainda mais o volume de e-mails broadcast e aumentar a relevância dos envios automatizados. A tecnologia disponibilizada pela Oracle Responsys faz com que não haja a necessidade de aumentar os times dentro da Lebes, uma vez que o time atual concentra os esforços na evolução e otimização das estratégias e réguas, que já estão ativas. Isso gera um engajamento interno ainda maior e uma estabilidade do custo de operação relacionado às estratégias de automação de marketing.

  • A receita geral do e-commerce cresceu 28% no comparativo entre 2020 x 2021;

  • A Receita por Envio (RPE) cresceu em 294%;

  • A taxa de conversão cresceu 14%, o que indica que as estratégias de comunicação utilizadas no período foram mais eficazes e enviadas para o público certo, no momento certo, com a mensagem ideal para o destinatário.

Além disso, a Lojas Lebes teve um crescimento de 7% na receita dos clientes omnichannel, o que mostra que as estratégias orquestradas em diferentes canais estão elevando o volume de vendas para este cliente híbrido.

 

Quer saber como criar as melhores estratégias de CRM para seus clientes?

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