Panvel Farmácias atinge 6,2 pontos percentuais de aumento na fidelização de clientes com metodologia de lifecycle
de aumento em market share
+2,1pp
de conversão
+92%
de aumento na fidelização de clientes
+6,2pp
taxa de abertura
do e-mail
+192,24%
respostas
na pesquisa
+20x
Para manter a adesão ao tratamento de pacientes que fazem uso de medicamentos contínuos, a Panvel criou o Programa Uso Contínuo e utilizou a metodologia de lifecycle da Pmweb e a Oracle Responsys para aumentar a adesão ao tratamento e acompanhar a saúde e o bem-estar de cada cliente.
A Panvel
A Panvel é a principal rede de farmácias com atuação na região sul do Brasil, com mais de 500 lojas na região sul e em São Paulo. É a mais sólida plataforma digital do varejo farma, com atendimento omnichannel.
Os diferenciais vão de um portfólio completo de medicamentos, higiene e beleza, ao Panvel Clinic, com serviços clínicos e farmacêuticos, até a linha própria de Produtos Panvel. Um ecossistema de saúde e bem-estar que tem o cliente sempre no centro da estratégia.
Contexto
Segundo informações do IBGE, 52% das pessoas com mais de 18 anos informaram que receberam diagnóstico de pelo menos uma doença crônica em 2019.
Os dados são alarmantes e chamam a atenção de quem tem como principal ofício cuidar da saúde das pessoas. A partir desse contexto, a Panvel criou o Programa Uso Contínuo, que oferece descontos progressivos em medicamentos de uso constante.
Contando com um time e parceiros que desempenharam seus papéis de maneira impecável, foi criado um ecossistema de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), para recompra desses medicamentos, garantindo que os estoques dos pacientes estivessem abastecidos por mais tempo e com preços mais atrativos.
Segundo a mesma pesquisa de 2019 do IBGE, as doenças crônicas representam um dos maiores problemas de saúde pública - não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Os impactos são severos, como mortes prematuras, perda de qualidade de vida, surgimento de incapacidades e elevados custos econômicos para a sociedade e para os sistemas de saúde.
O ecossistema de saúde permite integrar conhecimentos e tecnologias dos parceiros do Grupo Panvel. Nesse cenário, temos acesso a bancos de dados cada vez mais vastos e complexos. Com a digitalização, a mineração de dados e o track record do paciente, o ecossistema pode, então, desenvolver soluções preventivas, tratamentos mais efetivos e um atendimento cada vez mais humanizado.
O crescimento do ecossistema se baseia na inovação aberta e conta, ainda, com o impulso do Panvel Labs, laboratório de inovação que conecta e acelera startups alinhadas à tese e às estratégias do Grupo Panvel. Com isso, atuamos como uma fonte de conexão e cocriação do varejo farmacêutico, além de um agente de transformação e inovação em saúde.
Pelo fato da marca estar sempre atenta aos indicativos e pesquisas sobre o bem-estar da comunidade a qual faz parte, os números chamaram a atenção, tanto pelas razões apresentadas no estudo do IBGE, quanto pela expertise enquanto agentes de saúde.
Desafios
Entende-se que doenças crônicas e a necessidade de utilizar medicamentos de forma contínua é desgastante para o paciente, que muitas vezes esquece de repor o estoque da medicação.
Reforçando o compromisso para cuidar dos consumidores da companhia, os dados são utilizados para entender o ciclo de vida do cliente e criar uma melhor experiência relacionada à recompra de medicamentos, evidenciando também a importância de cumprir corretamente o tratamento e enfatizando o posicionamento da Panvel: "Bem você. Você bem".
Dentre a base de clientes ativos da Panvel, identificamos uma persona que faz uso de medicamentos contínuos. O desafio é manter a adesão ao tratamento desses pacientes.
O que foi feito
Ao lado da Pmweb e através da Oracle Responsys, a Panvel orquestra toda a jornada do cliente, enviando e-mail, SMS e push. Dentro da plataforma, é possível identificar o cliente e viabilizar esse aspecto em toda a jornada.
Soluções envolvidas:
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Oracle Responsys: CED Files, Rest API, E-mail, Push e SMS
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EiAlerta: broker que possibilita o envio de SMS
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Google Analytics: monitoramento da performance das comunicações
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Pmweb: Oto Analytics, dashboard para acompanhamento
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Panvel: integração com o sistema da loja, tornando o projeto omnichannel
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DBM unificado
Ao realizar a compra de algum dos produtos que fazem parte do programa, seja online ou na loja física, o cliente recebe um SMS de boas-vindas informando a adesão ao programa. Após cerca de 30 dias, ele começa a ser impactado com e-mails de recompra, gerando o lembrete de continuação de tratamento, oferecendo benefícios e fidelizando-o com a rede de farmácias. O canal push é utilizado para disparar campanhas segmentadas para o público identificado como Uso Contínuo.
Todas as campanhas fazem parte da metodologia lifecycle da Pmweb, que auxilia o mapeamento de macro jornadas com dados comportamentais, como por exemplo: últimas compras, interesse por categoria, web behavior etc.
Com isso, é possível definir campanhas em todos os momentos da jornada do cliente e analisar a complexidade exigida em cada uma dessas etapas, enriquecendo tanto a estratégia quanto a comunicação adotada.
Resultados
Os resultados alcançados até o momento são um reflexo de que a Panvel, através do programa Uso Contínuo, tem encontrado sucesso ao garantir a adesão ao tratamento, adquirir novos clientes e ganhar market share em medicamentos.
Qualitativamente falando, foi possível aumentar a adesão ao tratamento, acompanhar a saúde e o bem-estar do cliente e reduzir a fricção da jornada. Mais do que vender, na Panvel o cliente pode encontrar tudo o que procura sobre Saúde e Bem-estar, inclusive conteúdo – com orientações sobre check-ups, preparação de exames, onde realizar e resultados. É o conceito de “one stop care” aplicado na prática, tanto no meio físico quanto digital.
A fidelização dos clientes aumentou, em média, +6,2pp vs. antes do Programa. Em market share, houve um aumento de +2,1pp nos itens que fazem parte do Programa. E uma conversão de +92%.
O CRM tem um papel importante dentro do programa de relacionamento da Panvel, pois todo o trabalho de conhecimento e personalização das comunicações com essas informações, entrega valor ao consumidor. Quanto mais a Panvel conhece quem está comprando, mais é possível oferecer benefícios e também fidelizá-lo como cliente da farmácia.
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Em apenas dois meses, as comunicações do Programa Uso Contínuo atingiram uma taxa de abertura 60% maior que a média das demais campanhas.
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A taxa de conversão dessas campanhas no e-commerce é 50% maior que a média das demais campanhas.
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O ticket médio também se destacou, sendo o segundo melhor no período.
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As recompras representam 20% da receita total conquistada.
Toda essa construção no digital só foi possível através da parceria da Pmweb com a Panvel e toda a robustez da plataforma Oracle Responsys.
A jornada de lembrança de fim de caixa, que inclui comunicações em loja e no digital, representa mais de 12% na venda de medicamentos de uso contínuo. Investir em estratégias de CRM como essa, é priorizar o cliente colocando ele no centro e garantindo relacionamentos únicos em escala.
Quer saber como criar as melhores estratégias de CRM para seus clientes?