Com teste A/B, Raízen alcança 20x mais resultados em Progressive Profiling do app Shell Box

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taxa de abertura
do e-mail

+192,24%

respostas
na pesquisa

+20x

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Para conhecer o cliente com mais profundidade e incrementar as comunicações através de segmentações, com estratégias cada vez mais personalizadas, e também desenvolver ações baseadas no comportamento do consumidor, a Raízen desenvolveu em parceria com a Pmweb uma régua de progressive profiling que resultou em:

Entenda a marca

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A Raízen é uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. O Shell Box é a plataforma da marca Shell que permite realizar pagamentos nos postos de forma 100% digital, rápida, sem contato já que não é preciso retirar os cartões, notas ou esperar pela máquina de cartão.

O app consolida o calendário de promoções, concede descontos, prêmios e outras facilidades - como o acúmulo de pontos que podem ser trocados por milhas Smiles ou descontos em abastecimentos.

O desafio: conhecer os clientes do app Shell Box

O objetivo central da marca era conhecer o cliente do app Shell Box com mais profundidade para incrementar as comunicações através de segmentações, com estratégias cada vez mais personalizadas, e também desenvolver ações baseadas no comportamento do consumidor.

A estratégia do teste A/B

A estratégia do teste A/B

A partir de um acompanhamento diário das métricas, identificamos a necessidade de melhoria na taxa de abertura do e-mail. Sendo assim, estruturamos um teste A/B de assunto com o objetivo de elevar essa métrica, e consequentemente a adesão à pesquisa.

Um ponto importante a destacar é que apenas o assunto do e-mail mudou através do resultado do teste. O restante se manteve com a mesma estrutura, pois para termos um teste efetivo é preciso focar em um indicador por vez.

 

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O resultado imediato

Em apenas 15 dias de implementação do teste, identificamos o assunto que melhor performou. Com o resultado dessa análise, enviamos um disparo pontual com o assunto que gerou mais cliques e os resultados foram incríveis:

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Aumentamos em 192,24% a taxa de abertura do e-mail.

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Recebemos 20x mais respostas na pesquisa.