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App Shell Box atinge recorde de transações em um único dia através de estratégias de CRM e gamificação

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Com o objetivo de aumentar o número de clientes novos, recorrentes e recuperar os inativos no aplicativo Shell Box, a Raízen e a Pmweb utilizaram estratégias de CRM e tendências do mercado para realizar um Mês do Consumidor que cumprisse com os desafios.

de transações em um único dia em comparação com a Black Friday

+18,7%

Maior número

de clientes recorrentes do ano

de clientes novos no app em comparação com o último recorde

+10,45%

taxa de abertura
do e-mail

+192,24%

respostas
na pesquisa

+20x

Sobre a marca

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Fundada em 2010, a Raízen é uma empresa integrada de energia. Licenciada da marca Shell, é a quarta maior companhia do Brasil. Sua origem está no solo brasileiro e já conta com atuação na Argentina, além da ambição de ser o melhor marketplace digital de energia, mobilidade e last mile da América Latina.

Desenvolvido pela Raízen, o Shell Box é uma plataforma criada para tornar a rotina dos consumidores mais descomplicada, prazerosa e intuitiva a partir da ideia central de facilitar a vida em movimento

 

Com o aplicativo, além dos clientes pagarem seu abastecimento nos postos Shell e compras nas lojas de conveniência Shell Select de forma 100% digital com segurança e praticidade, é possível ter acesso a um ecossistema completo de benefícios da marca Shell.

Principais Benefícios:

 

  • Pagamento sem contato;

  • Participação automática das promoções vigentes;

  • Parcerias com as maiores marcas do país;

  • Acúmulo de benefícios a partir dos pagamentos.

O desafio: aumentar o número de clientes novos, recorrentes e recuperados

O desafio era aumentar o número de transações e recorrência dos pagamentos dos abastecimentos e compras nas lojas de conveniência Shell Select, além de adquirir novos clientes.

 

Dentro desse contexto, a Pmweb entendeu as oportunidades a serem exploradas para que os objetivos de cada um desses aspectos pudessem ser alcançados.

 

Com isso, a estratégia para o mês de março (o mês do consumidor) contemplou ativar maneiras de conseguir clientes novos, aumentar recorrência e recuperar clientes inativos de forma instigante e descontraída, sem tirar o foco das principais metas

CRM e gamificação

A partir do desafio que foi exposto, por meio de estratégias de CRM, ferramentas de automação e gamificação, foi criado um jogo a ser recebido via e-mail para os clientes Shell Box, onde cada fase era liberada semanalmente.

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Fonte: Raízen / Shell Box

O objetivo com o jogo foi de criar recorrência em abastecimentos e/ou compras na Shell Select, oferecendo um grande prêmio no final (créditos em abastecimento + produtos da promoção Junte e Troque: No Seu Ritmo) para quem cumprisse todas as fases.

 

Dentro de cada uma das fases do nosso jogo tínhamos um objetivo específico, que trilhava um caminho até a fidelização do cliente de forma descontraída.

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Fonte: Raízen / Shell Box

Ao todo foram 5 fases para que todos os clientes pudessem participar durante o mês. Apesar de existir um grande prêmio para os clientes que cumprissem todas elas, a cada fase eram liberados benefícios para os clientes, como cupons de desconto para serem usados em abastecimento nos postos Shell ou compras na Shell Select, o que garantia vantagens independentes do prêmio final.

 

Para atingirmos o objetivo de trazer clientes novos para o aplicativo, foram utilizadas estratégias de Member Get Member (indique um amigo) e incentivo ao app para clientes que ainda não o possuíam. Esse foi o primeiro desafio a ser lançado, para que com esse fosse dado início ao caminho de fidelização desde os clientes mais novos aos clientes mais fidelizados.

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Fonte: Raízen / Shell Box

A fim de aumentarmos o engajamento no game, ao invés de divulgarmos os desafios de cada fase dentro do corpo do e-mail, foram utilizadas estratégias que levavam o cliente a descobrir qual a fase da semana dentro de uma Landing Page, ou seja, para participar do mês do consumidor foi necessário possuir um engajamento ativo com as comunicações enviadas.

 

Veja o que mais foi feito:

  • Incentivo à fidelização por meio do aumento da recorrência da utilização do aplicativo.

  • Ativação do público que já possuía participação em promoções, mas não tinha o app Shell Box.

  • Ativação do público inativo, que não utilizava o aplicativo há pelo menos 180 dias.

  • Ativações multicanal, via e-mail, notificações push e SMS.

Resultados atingidos

Após um mês inteiro de ações visando atingir os maiores resultados da conta, tivemos:

  • Mais de 40 milhões de e-mails enviados;

  • Maior taxa de CTO do ano, superando em 51% o mês anterior;

  • Receita 129% maior que o mês anterior, 703% maior que o mês de janeiro e 78% maior que os dois meses juntos;

  • 30% mais transações em relação ao mês anterior;

  • Maior número de clientes recuperados do aplicativo;

  • Maior número de clientes novos do aplicativo;

  • Maior número de clientes recorrentes do ano.

Quer saber como criar as melhores estratégias de CRM para seus clientes?

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