Dicas para adaptar sua comunicação

Uma das primeiras iniciativas importantes para esse período é revisar e adaptar sua comunicação com público interno, clientes e mercado.


Segue algumas premissas básicas para uma boa comunicação nesse momento:


  • Comunique as medidas que a empresa está tomando: Concentre-se em informar de forma clara as medidas de prevenção que a empresa está seguindo para preservar a segurança dos clientes e dos colaboradores.


  • Seja transparente: Não basta criar novas medidas e políticas, é essencial comunicar de forma direta e transparente para seus clientes e público em geral as medidas de prevenção e políticas que a empresa está adotando para preservar a segurança durante os processos.


  • Seja cauteloso: Evite comunicações com objetivo de estimular aglomerações durante o período da quarentena. É necessário entender a gravidade da situação e também assumir responsabilidade enquanto setor econômico. Promoções e práticas agressivas podem ser consideradas oportunistas, causando assim um impacto a longo prazo para a sua marca.


  • Não seja oportunista: Tenha cuidado em não comunicar nenhuma alteração de preço oportunista e traga sempre que possível várias opções de pagamento para viabilizar as pessoas em momentos desafiadores. Muitas marcas estão retirando suas campanhas atuais do ar, também é o momento de rever o que você está transmitindo no momento.

  • Comunique as novas estratégias: Se sua empresa está criando novos formatos de vendas por novos canais e plataformas, novas forma de entrega, atendimento, etc. comunique seus clientes para que tenham conhecimento das novas possibilidades adotadas.


  • Revise campanhas automatizadas: Analise todas as campanhas automatizadas existentes para garantir que seu público não será impactado com uma mensagem programada em um outro cenário e indevida nesse momento. Crie novas regras e novo formato de comunicação para adaptar ao cenário.


Lembre-se que mesmo em momentos de crise a comunicação deve considerar o tom do posicionamento da marca. Não faça campanhas adotando causas que não fazem parte da natureza da marca. Revise sua comunicação sempre mantendo a essência. As medidas e postura tomadas agora irão fortalecer, ou não, a sua marca para o momento de retomada.