Conversamos com Felipe Gasparetto, da Webmotors. Confere o resumo!

Dia 26 de março realizamos uma live em parceria com Felipe Gasparetto, Coordenador de CRM e Web Analytics da Webmotors, com mais de onze anos de experiência no mundo digital. A Webmotors é nosso cliente e é o maior site para compra, venda, financiamento e seguros de veículos.


A conversa tratou de alguns temas, em especial os impacto do coronavírus no negócio. Segundo Felipe, uma pesquisa de mercado mostra que, após o fim da quarentena e início da retomada na China (maior mercado automotivo do mundo), o volume de procura e compra de veículos aumentou muito, visto que os consumidores ainda não estão confiantes com os transportes públicos por conta da fácil disseminação do vírus. Além disso, os consumidores chineses estão migrando dos pontos físicos para os pontos de contato digitais durante o período, o que pode ser um excelente movimento para a Webmotors caso o mesmo comportamento aconteça o mesmo no Brasil.


Ainda segundo Felipe, a audiência do site caiu na semana passada, primeira semana do isolamento, mas nesta semana os números de busca se mantiveram estáveis, não há mais queda - principalmente no volume de pessoas interessadas na compra de veículos.


Uma novidade que passará a operar a partir de segunda-feira será o Car Delivery direcionado para lojistas, onde o processo de venda do veículo é feito com o mínimo contato humano. O lojista leva o veículo até a casa do comprador para que o mesmo realize o teste drive e entrega o veículo em todas condições de higienização orientadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, todos os demais processos como financiamento, assinatura, envio de documentos também serão feitos de forma online em parceria com a Santander Financiamentos, sem necessidade de contato direto com o vendedor. Essas ações são formas de manter as precauções necessárias e os negócios funcionando mesmo em tempos de crise.


Do ponto de vista de comunicação, Felipe lembrou da importância de reestruturar todas as réguas de comunicação automatizadas e campanhas de blast, adaptando a forma de abordagem com o consumidor neste momento atípico. Quando questionado sobre o share de cada device nos volumes do negócio, Felipe citou que aproximadamente 76% das visitas são provenientes de App e Mobile, enquanto 24% são advindas de Desktop. Já a taxa de conversão é quase igual, um pouco maior em desk, e vem crescendo muito em aplicativos ao longo dos últimos meses, a partir das informações geradas por testes A/B e direcionadas para implantação do time de aplicativos.


Por fim, também foi abordada a tendência de comportamento do consumidor, sugerindo que assim como na China a demanda por carros elétricos está aumentando cada vez mais e a corrida das montadoras sobre carros elétricos no Brasil vai se intensificar a partir de agora. Na Webmotors já se vê essa tendência, a procura já está aumentando ao longo do tempo, mas o estoque de carros ainda é baixo, menor do que a demanda.


Gostou? Não perca nossas lives - todas as terças e quintas-feiras às 14h, no Instagram da @pmweb, cada dia com um novo convidado. Te esperamos lá!