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Iniciando o Planejamento das ofertas!

Estruture a sua oferta de forma simples e eficiente!



Escute as dicas da Gisele Puccinelli:



Anteriormente publicamos um E-book sobre a definição de objetivos para a sua Black Friday e, para garantir ainda mais sucesso em vendas durante a campanha de 2021, separamos algumas dicas de como estruturar a campanha para que seus objetivos se concretizem:


Pesquisa de preferências com clientes: As decisões precisam ser baseadas nos clientes, e sabendo o que os usuários procuram, é muito mais fácil realizar promoções e comunicações assertivas.

Com o CRM é possível enviar pesquisas de preferências sobre a campanha para público segmentado, como por exemplo, clientes das Black Fridays anteriores, hóspedes VIPs, entre outros.

Outra sugestão é fazer enquetes nas redes sociais, como por exemplo, uma batalha de ofertas no stories.


Definir o período de venda da Campanha: Agora que vocês já analisaram as campanhas anteriores e entenderam o que realmente funciona e cruzando esses resultados com o perfil do público alvo do hotel, é hora de definir a janela de venda da Black Friday 2021. As ofertas serão disponibilizadas apenas no dia oficial da Black Friday? Será Black Week ou Weekend? Irão aderir à Cyber Monday?

No Let’s Book vocês podem criar com antecedência as ofertas da campanha e configurar o período e o horário de ativação, assim ela ficará pública no e-commerce automaticamente e, posteriormente, deixará de refletir, na data e hora definida.


Quanto maior a oferta, maior a conversão? Períodos com descontos expressivos impulsionam os cliques e aberturas de e-mail, mas isso não significa que o hotel deve oferecer 50% de desconto para os próximos 12 meses. É possível trabalhar com uma oferta de ‘até 50% off’ e flutuar o percentual de desconto de acordo com a sazonalidade e com a estratégia do hotel. Mas é importante deixar bem claro em quais períodos o cliente encontra cada faixa de desconto - evitando assim frustrações e desistências.


Quanto maior o período de hospedagem, maior a conversão? Sim, oferecer uma janela de compra de, pelo menos, 12 meses, para dar a liberdade de o cliente avaliar qual o melhor momento para se hospedar faz toda a diferença. Lembrando que em alguns casos, os clientes buscam datas para períodos maiores atrelado a férias ou eventos especiais, como casamento, aniversários, bodas, etc.


Relembrando que no Let’s Book há várias formas de cadastros que auxiliam na flutuação de descontos de acordo com a sazonalidade e também com o período da hospedagem, como data início e fim da estada, tarifas prioritárias, blackouts, entre outros.


Cuidado com as restrições: Muito importante é se atentar às restrições aplicadas às promoções. Diversas vezes no intuito de criar ofertas perfeitas que atendam tanto ao cliente quanto às necessidades comerciais do hotel, nascem barreiras de vendas durante a Black Friday, como por exemplo, desconto atrelado a mínimo de noites superior ao procurado pelos clientes.


Disponibilize serviços extras: Cadastrando itens extras que complementam a hospedagem, você aproveita que o cliente está mais disposto a comprar e vende produtos ou serviços adicionais que contribuem para o equilíbrio das receitas.


Pensar na campanha como um todo: Além de preço/desconto, em grandes campanhas comerciais como a Black Friday os clientes também buscam melhores condições, como flexibilização em pagamentos, em garantias e em políticas.

Em pagamentos, por exemplo, no Let’s Book há a opção de se trabalhar com pré-pagamento parcial ou da 1ª diária. Em políticas, vale atenção também em reservas não reembolsáveis, que podem ter peso negativo nas comercializações.


Além das etapas de estruturação da campanha de Black Friday, aproveitamos para destacar funcionalidades do Let’s Book com o objetivo de otimizar ainda mais a experiência do usuário, potencializando as chances de fidelização e conversão:


Central de Reservas: Deixe seu cliente escolher onde ele quer comprar, trabalhe a Black Friday em todos os canais próprios: Além do site, também via central de reservas através do telefone, whatsapp, chat e redes sociais. Se seu cliente prefere uma venda assistida, garanta para ele a melhor condição fechando a compra sem intermediários.

O Let’s Book também dispõe de uma Central de Reservas, mais uma das funcionalidades do e-commerce, que oferece otimização na rotina da central de reservas e segurança de dados para o cliente e o hotel no momento do pagamento. Além disso, é possível criar um cupom de desconto exclusivo para negociação da central de reservas, para ser trabalhado como um argumento na confirmação da reserva.


Let’s Book Experiências: Os hóspedes da retomada estão cada vez mais buscando flexibilidade, além de experiências únicas e imersivas e uma forma de oferecer essa versatilidade é através do Let’s Book Experiências, onde é possível trabalhar com a venda de vouchers para utilização futura, como também com experiências exclusivas que só o seu hotel pode oferecer. Utilize essa opção para não perder nenhuma oportunidade de venda. Além disso, via Let’s Book Experiências também é possível atrair day uses, efetuar a venda de almoços / jantares e atrair passantes, além de muitas outras alternativas de comercialização desvinculadas de hospedagem, proporcionando o aumento do ticket médio.


Parceiros e Revendedores: Outra aplicabilidade do e-commerce é a possibilidade de fomentar as vendas através de parceiros, influenciadores e associados. Seus parceiros (Influenciadores) e revendedores podem incentivar reservas direto pelo seu e-commerce, de forma prática, segura e 100% mensurável, garantindo assim mais rentabilidade para seu hotel. Independente do intermediário, garanta a experiência e envolvimento do cliente final com sua marca - no seu canal.


A edição de 2021 da Black Friday promete ser histórica. Você está preparado para oferecer a melhor experiência para seu hóspede?






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