top of page
We-Love-Hotels-Ok 1.png

Estratégias de UX para o turismo na crise

Nesse momento de crise, em que boa parte dos varejos físicos estão fechados e a comunicação digital se tornou o único canal de contato de muitas empresas, é ainda mais importante voltar nossa atenção para garantir uma boa experiência online para o consumidor.


Na Pmweb temos um time de UX (User Experience) focado especialmente em criar estratégias e soluções de usabilidade. Como sabemos um dos segmentos mais atingidos pela crise foi a Hotelaria, então a Fernanda Rosa, nossa colega especialista em UX focada em hotelaria, preparou as principais dicas para esse momento.


Não mais expandir, sobreviver


Nos últimos anos a transformação digital tem sido um dos principais tópicos em discussões sobre o mercado, da qual aborda a importância da expansão dos negócios pelo meio online.


“…a transformação digital acontece nas pessoas, nas organizações e nos mercados. Tecnologias vêm para habilitar e acelerar essa transformação. Mas elas não são o fim, são o meio para que isso aconteça.”


A frase do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), assim como outros, aborda esse tópico como essencial para o crescimento dos negócios, porém em tempos de crise na saúde, essas estratégias e mudanças estruturais deixam de ser de expansão, para focar na salvação de diversos setores.


Hotelaria e serviços estão entre os mais afetados, pois mesmo que bem posicionados digitalmente, seu núcleo é o contato físico e a oferta de bem estar, diversão e lazer.


Se olharmos a Pirâmide de Maslow, essas são necessidades do topo da pirâmide. portanto, para uma empresa focada em lazer e serviços, itens do topo da pirâmide, é importante rever o fluxo do site e trazer a base para frente. Usando a teoria de Maslow como guia, priorize as informações que nesse momento mais preocupam o usuário. Apenas estando supridas dessas mensagens mais importantes é que as pessoas se tornam abertas a outras comunicações. Do contrário a empresa pode ser, no melhor dos casos, considerada insensível e perder a credibilidade com os clientes mais conscientes sobre a crise.


Um dos nossos clientes, já adaptou nas primeiras semana a entrada do site e priorizou a credibilidade com seus clientes.


Uma forma de fazer isso é adicionar e tornar principal um banner que mostra a posição da empresa em relação ao coronavírus e descer mais informações e imagens que mostrem pessoas felizes e relaxadas, tornando toda a primeira visão do usuário no site uma mensagem de solidariedade. Não é necessário ocultar todos os conteúdos antigos, apenas levar eles para uma segunda fala, afinal, essa estratégia não precisa ser um impeditivo para mostrar o seu produto.


Outra dica é cuidar o tom da comunicação. Informe de forma clara e transparente, aborde tudo de maneira séria, rápida e direta, mas permitindo aos usuários entenderem que o ambiente ainda é um local de acolhimento e bem estar. Priorize trazer as medidas que a empresa está tomando, orientar como o usuário pode proceder em caso de dúvidas ou cancelamentos e quais são os principais canais de contato.


Resposta antes da pergunta


Respeitado o período vivido por todos, o segundo passo é mapear todas as dúvidas e novas ações do usuário afim de guiar para o melhor caminho. O foco são os clientes já captados, e não mais os possíveis novos, pois a lógica de Philip Kotler se torna ainda mais importante em tempos de crise.


“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual.”


Além das redes sociais, o site é um dos canais mais importantes para o usuário entender como deve prosseguir em relação aos serviços contratados. Antecipar esse comportamento e apresentar algumas soluções evita gerar mais uma frustrações para ele. Além disso, qualquer ação proativa torna-se uma ação focada na fidelidade do cliente, pois demonstra cuidado e responsabilidade.


Pop-ups


A primeira pergunta dos clientes é como a empresa deve lidar com os agendamentos e reservas feitas e que não podem mais ser realizadas. Muitos deles entrarão no site em busca de respostas e ficarão frustrados se não acharem rápido.


Uma opção de orientação é adicionar um pop up lateral no site questionando se o usuário online tem uma reserva/compra com a empresa. Um aviso visível, porém sutil, que evita desvios na navegação tradicional. Aqui na Pmweb, adicionamos nesse pop-up um call to action que leva à um formulário que permite ao hotel identificar o cliente e entrar em contato para conduzir a negociação da alteração.



Popup lateral com CTA para o formulário.




Após clicar no CTA, abre um formulário que pede os dados e a preferência de data para o reagendamento. A partir daí o contato é feito pelo hotel.


Páginas novas


Algumas empresas tomaram diversas medidas que precisam ser explicadas com cuidado. Por ser um período tenso, as palavras devem ser escolhidas com cuidado e pode ser arriscado priorizar a quantidade de caracteres. Nesses casos, modais se tornam pouco recomendados, pois não são compatíveis com textos muito longos. Uma alternativa então é criar uma página temporária destacada no menu ou em uma tarja sobre ele.


Uma nova página é um acréscimo na comunicação com os clientes. Pode, além de trazer esclarecimentos, destacar ações solidárias feitas pela empresa, gerar conteúdos que aproximem os consumidores ou recomendações de cuidados com a saúde e transmissão do vírus.




Outro cliente optou por adicionar uma barra sobre o menu



A própria Pmweb também criou uma landing com percepções, orientações e diversos conteúdos relacionados ao COVID-19. Nosso objetivo é comunicar rapidamente e acolher nossos clientes nesse cenário.



Retenção e design emocional


Em diversas empresas, o fator mais preocupante foi a rápida perda de entrada de caixa futuro. Não podendo se deslocar, os clientes correram para garantir o cancelamento sem taxas das compras/reservas feitas. Nesse cenário, mesmo quando não obrigatório, a melhor opção para empresas foi flexibilizar as tarifas e suspender as taxas de cancelamento para manter o bom relacionamento com quem queria desistir ou alterar a compra.


É preciso mostrar preocupação e despertar empatia na relação organização- cliente. Mostrar que tanto a empresa quanto o indivíduo estão em um momento difícil, e por isso o design emocional se torna uma ferramenta importante.


"…design emocional é justamente relacionado à forma com que se pode investigar essa associação emocional entre os seres humanos e o design de um produto."


No mercado de hotelaria, existiu duas frentes mais forte do uso do UX emocional: o controle de cancelamentos e a permanência das atividades do hotel.


Não cancele, remarque


Em alguns motores de reserva para hotelaria, assim como o nosso, existe a possibilidade do usuário cancelar sua reserva online. Em poucos cliques os clientes conseguem cancelar a reserva feita sem necessidade de entrar em contato com qualquer pessoa do hotel.


No nosso caso, o fluxo tradicional incluía quatro etapas: o usuário loga, entra na lista de reservas, aperta cancelar e confirma. Com o novo cenário, buscamos ser transparentes na nossa comunicação, considerando a situação do hotel e do clientes -também frustados com o fim dos seus planos- e deixamos a decisão na mão do usuário. Incluímos uma etapa a mais nesse fluxo que permite uma comunicação emocional e mais tempo entre a tomada de decisão e a ação de cancelar.


Passo novo incluído no fluxo de cancelamento


Agora, ao apertar em cancelar, o usuário tem a possibilidade sugerir, através de um formulário, uma nova data para a hospedagem. Essa sugestão permite ao hotel entrar em contato com esse cliente. O design emocional foi aplicado no uso do ícone e texto, cujo o diálogo empático fala diretamente com o cliente.


Para cancelar ele deve continuar o fluxo e confirmar. A mensagem final também usa design emocional.


Alguns hotéis optaram por reforçar essa comunicação trazendo ela também para a entrada do site. É uma boa solução para aumentar a empatia e reunir a possibilidade de reagendamento com o posicionamento do hotel na crise.



Alguns hotéis optaram por ressaltar no banner junto aos outros comunicados.


Estamos aqui para você


Algumas empresas e hotéis optaram por não pausar suas atividades durante a quarentena. Para esses, a comunicação é delicada e contém mais justificativas, por isso, acaba sendo necessário usar modais tela cheia ou banners focados em explicações mais longas.


Nesses casos, o foco é menos direcionado a promover empatia e mais a ressaltar o comprometimento e respeito do hotel com a sociedade. Como são textos maiores, a solução é destacar palavras chaves que transmitam a mensagem em leituras dinâmicas e evitem mal-entendidos, mas que estejam alinhadas com o tom de voz da marca: “#estamosaqui”, “Juntos venceremos”, “Por isso estamos aqui”, etc.



Conclusão


Esses foram alguns exemplos de soluções aplicamos em nossos produtos e clientes. Nesses períodos de instabilidade, a cada momentos surgem novidades, por isso é importante estar atento ao mercado e tentar prever ao máximo novos comportamentos e necessidades dos usuários. Retomando os principais pontos:


  • Torne a primeira comunicação no site tranquilizadora sobre a crise.

  • Identifique todas as possíveis dúvidas e antecipe as respostas.

  • Use o design emocional e conduza novos fluxos para reter perda de caixa.


Esse texto e dicas foram compartilhados pela Fernanda Rosa, especialista do nosso time de UX com foco em clientes de hotelaria.


Quer ver mais postagens sobre Black Friday?

Quer mais dicas de como usar nossas ferramentas?

bottom of page