CRO
- Pmweb
- 2 de set. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Conquistar a conversão é um objetivo fundamental no universo do marketing digital. Para isso acontecer, existe uma estratégia totalmente focada na otimização de conversão, seja para site, e-commerce, app ou outro serviço digital: o CRO.

A sigla significa “Conversion Rate Optimization” que pode ser traduzida como “Otimização de Conversão”. Essa estratégia aprimora os elementos de páginas online para melhorar a experiência do usuário e o seu desempenho, ajudando a elevar a taxa de conversão.
Isso pode ser feito através de diversos tipos de análises e aplicações de testes para compreender o que traz resultados melhores e que tipo de ações direcionam os consumidores online a tomarem uma ação desejada.
A importância do CRO
Além de elevar a taxa de conversão, essa estratégia de marketing demonstra sua importância em uma série de benefícios para atingir os objetivos de marketing e vendas.
Experiência positiva e redução de perdas
Uma boa página online facilita a realização de ações do usuário, como o acesso a conteúdos e o processo de compra. Isso aumenta não somente as chances de efetuar a venda, mas também a criar um relacionamento de confiança.
Elevação dos lucros
Se a taxa de conversão elevar, consequentemente as vendas do negócio online também irão. Outro ponto positivo é que com as ações de CRO, os resultados são alcançados mantendo o investimento na aquisição de tráfego.
Aumento do ticket médio das vendas
Realizando testes e refinamentos, é possível compreender as preferências dos consumidores e usar essas informações a favor do seu negócio, fazendo a recomendação dos produtos certos no momento certo. Dessa forma, o valor da compra que inicialmente estava previsto no carrinho pode elevar consideravelmente.
CRO & CRM: uma combinação de peso
No digital, compreender mais sobre o comportamento dos consumidores é a chave para criar novas oportunidades. Por isso, com o CRO em ação para otimizar e personalizar a experiência, as estratégias de CRM ganham dados e informações essenciais, capazes de aprimorar os resultados de segmentação, jornadas e campanhas.
Vale lembrar também que esses dados e informações que complementam o CRM podem ser usados estrategicamente por outras frentes para otimizar a conversão fora do mundo virtual, como o time de vendas. Somando insights valiosos à atuação e aos argumentos usados pela equipe comercial com leads e clientes, as chances de sucesso também se elevam.
Estratégias que impulsionam resultados
Para otimizar a taxa de conversão, é necessário entender o comportamento online dos consumidores e aplicar ações não somente pensando na melhoria na navegação do seu site, mas também na personalização da experiência. Confira algumas estratégias para fazer isso acontecer:
Criar novos pontos de contato
Como apresentamos anteriormente, um recurso essencial para que o usuário tome uma ação no site, e-commerce ou app é o CTA (Call To Action). Por isso, variar as abordagens do conteúdo, propor novos formatos e até mesmo incluir CTAs em mais pontos da página são práticas importantes para estimular a realização do que está sendo proposto.
Teste A/B para compreender a experiência
Aplicando testes para analisar as dificuldades de navegação no canal, é possível propor estratégias e soluções mais adequadas para o público em questão e para cada tipo de falha identificada, elevando as chances de melhoria na taxa de conversão.
Personalização
Apresentando exibições personalizadas nas páginas, é possível impactar os clientes com a comunicação adaptada às suas informações e comportamentos individuais em diferentes momentos da jornada de compra.
Reengajamento e reativação de clientes
Quando o processo de compra não é continuado, além de obter dados sobre o comportamento online do consumidor, no CRO é sinônimo de uma oportunidade a ser explorada e aproveitada. Criar jornadas com lembretes de carrinho abandonado, últimos produtos vistos e estímulos à recompra podem engajar o consumidor a retomar a ação.
Pesquisas e análises aprofundadas
Realizar análises heurísticas de funil e benchmark é uma estratégia muito valiosa, pois pode levantar pontos de melhoria determinantes em termos de usabilidade e as melhores práticas do mercado para aperfeiçoar o canal, ampliando o crescimento da taxa de conversão.
Conte com a Pmweb para criar soluções de CRO
Mais do que otimizar a conversão do seu negócio, nossas soluções de CRO alavancam outro aspecto de peso quando o assunto é vendas: o seu CRM. Para nós, o comportamento online dos consumidores abre portas para novas oportunidades de personalização, otimização e conversão a serem exploradas.
Para isso acontecer, utilizamos a metodologia própria Quantificando o feeling, que soma experiência do usuário e análise de dados para criar um ciclo de crescimento.
Unindo nossa metodologia à expertise do nosso time de profissionais especializados, já elevamos os resultados com ações personalizadas de grandes marcas no mercado, dos mais variados segmentos.
Entre em contato com a nossa equipe para conversar sobre os objetivos do seu negócio. Estamos prontos para levar estratégias alinhadas com o seu nicho de mercado e usar nosso conhecimento para alavancar seus números.
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