top of page

Black Friday 2024

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 25 de set. de 2024
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 5 dias

A Black Friday 2024 está chegando e ela vem acompanhada com a expectativa de vendas e os desafios de manter sua marca relevante no contexto digital. Representando uma grande parcela das vendas anuais de marcas diversas, a Black Friday deixou de ser apenas uma sexta-feira e se tornou um período muito cobiçado por consumidores que buscam bons descontos e lojistas que querem aumentar suas conversões.



Com a disputa de atenção do consumidor dividida entre ofertas, o período se torna ainda mais competitivo para as marcas que querem fazer uma promoção de sucesso. Pensando nisso, os especialistas da Pmweb trouxeram algumas dicas para  preparar a sua marca para a Black Friday 2024.


A Black Friday em 2023


Antes de entrarmos nas dicas e estratégias para o planejamento da próxima Black Friday, trouxemos alguns dados sobre o desempenho do e-commerce brasileiro em 2023.


Segundo dados da  Neotrust e ClearSale, estima-se que a última Black Friday movimentou R$ 5,23 bilhões de faturamento no e-commerce, sendo que o ticket médio dos clientes subiu em 1,7% e fechou em R$ 636,66.


Apesar do número expressivo de receita, o e-commerce brasileiro registrou uma queda no número de vendas e faturamento no período promocional de 2023. Mesmo com um ticket médio mais alto, o faturamento total do comércio eletrônico foi 14,6% menor do que em 2022.


Um dos fatores que pode ter levado a essa queda é a desaceleração pós-pandemia e a diluição das vendas ao longo dos meses anteriores à Black Friday. Outro ponto de impacto está diretamente relacionado ao fato de que o consumidor está mais decisivo e racional na hora da compra.


Uma das maiores tendências registradas em 2023 foi a antecipação das promoções por marcas em uma resposta ao comportamento dos consumidores que começaram a acompanhar os preços com um mês ou mais de antecedência. Esse comportamento é resultado de um consumidor mais atento e precavido. Ele busca não cair em descontos “falsos” ou ofertas repetidas.


Os dados mostram que os principais fatores elencados por consumidores para efetuar uma compra são:


Dados

Previsão para a Black Friday2024 no e-commerce


Embora os resultados de 2023 tenham mostrado queda, há otimismo para a Black Friday 2024. A pesquisa Panorama do Consumo Black Friday 2024, produzida pela Globo, mostra que cerca de 39% dos consumidores estão se planejando para comprar na Black Friday de 2024.


O comportamento de pesquisa e antecipação se mantém neste novo ano. Os consumidores buscam descontos atrativos e estão mais preparados para pesquisar. Segundo dados da E-commerce Brasil, 61% dos consumidores ficam satisfeitos com descontos de até 50%, enquanto os outros 39% consideram comprar apenas com descontos acima de 50%.


Se no ano passado, o frete grátis foi tendência, esse ano além dele as formas facilitadas de pagamento serão um forte fator de inclinação a compra, assim como rapidez na entrega. Em 2023, cerca de 30% do pagamento foi feito através de Pix, um aumento de 10% em relação a 2022.

Espera-se que esse aumento siga em 2024, colocando o Pix como uma das formas mais usadas no pagamento. Entretanto, o maior aliado das vendas segue sendo o cartão de crédito, somando 64%.

Black Friday 2024

Mas para além de preço, entrega e pagamento, o que faz uma Black Friday de sucesso? Existe um universo a ser explorado quando falamos novas formas de gerar conexão e interesse no público. Para isso, é preciso criar ofertas de valor que façam sentido para consumidores cada vez mais exigentes e bem informados e isso só é possível com preparação e entendimento das tendências que regem o mercado.


Confira agora algumas tendências que vão pautar a Black Friday de 2024.


Compras por aplicativos móveis


Existe a tendência de aumento nas compras via mobile na Black Friday de 2024. Tanto no e-commerce, quanto na expansão do comércio omnichannel, o que irá oferecer uma experiência de compra integrada e conveniente​. Parte disso se deve à Geração Z, que está mudando o panorama de consumo, preferindo marcas que respeitam a diversidade e que entreguem uma experiência consistente nos aplicativos móveis também.


A conveniência de pesquisar e fazer compras diretamente por aplicativos tornou-se parte integral e essencial no cotidiano dos consumidores. É determinante entregar essa experiência de maneira consistente para o seu público.


Um ponto positivo é que esta tendência oferece inúmeras vantagens para marcas que utilizam CRM para melhorar a experiência do cliente, permitindo compras a qualquer hora e em qualquer lugar, juntamente com melhorias na experiência de compra em aplicativos e sites. Além disso, facilita a coleta de dados sobre comportamento, permitindo campanhas mais direcionadas.


Comunicação, canais e CRM


Falando em campanhas direcionados, a comunicação, a escolha de canais e um CRM forte são fatores determinantes para a Black Friday 2024. Segundo a pesquisa feita pela Conversion, a grande maioria (91%) dos brasileiros vão usar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos durante a data.


Além das redes sociais, quando perguntados sobre onde eles iriam buscar essas ofertas, 7,5% destacam por e-mail, SMS ou WhatsApp, o que mostra que o usuário quer receber ofertas únicas e relevantes. Dessa forma, o uso de diferentes dinâmicas promocionais para canais de venda, como e-commerce, aplicativo e lojas físicas, promove uma experiência integrada de acordo com a expectativa do público.


#DicaPmweb: nas comunicações em CRM, as mensagens promocionais do WhatsApp tiveram 468% mais probabilidade de conversão do que os outros canais no final de semana da Black Friday em 2023.


ree

Todos esses fatores mostram o potencial do canal e também uma certa preferência do usuário que pode ser presente também na Black Friday de 2024.


IA, automação e acesso antecipado como aliados


Além de um CRM forte, é preciso estar ligado em tendências de mercado. A Inteligência Artificial, que teve um boom no último ano, auxilia você a criar recomendações personalizadas que aumentam as chances de conversão, apresentando produtos de interesse do cliente.


A personalização também é chave quando falamos de automação. Captando dados do seu público e identificando as tendências com a IA, é possível criar  automação de campanhas e o envio de comunicações personalizadas em diversos canais de CRM. Ajustando-se assim às diferentes etapas da jornada de compra e proporcionando uma segmentação mais precisa dos seus clientes.


#DicaPmweb: cerca de 6 em cada 10 clientes que se preparam para a data se inscrevem em listas VIP para aproveitarem as ofertas. Esta estratégia agrega valor e cria um senso de exclusividade, incentivando a fidelidade e aumentando a satisfação.


Conclusão: quem se prepara, vende mais!


A Black Friday de 2024 não é apenas sobre comprar barato, é sobre comprar com segurança e com qualidade. O cliente está mais exigente, e uma abordagem centrada no usuário final é essencial para um resultado de vendas bem-sucedido.


Investir na compreensão profunda da jornada do cliente, oferecer uma experiência excepcional, com personalização, suporte eficiente e atendimento de alta qualidade são fundamentais para atender às demandas em constante evolução do mercado. Para isso, é preciso estudar as tendências de mercado, aproveitar as oportunidades e focar em estratégias com antecedência para a sua Black Friday 2024.


Sabia que você pode começar essa etapa agora? 


Todos os dados desse texto foram retirados do Estudo Black Friday 2024 da Pmweb. Baixando ele, além de garantir acesso ao conteúdo completo, você também confere vantagens, técnicas e aplicações práticas para a sua marca se preparar para a Black Friday.

Faça o download agora pelo link e desbloqueie as #DicasPmweb e uma timeline completa de ações para colocar em prática.

Commentaires


bottom of page