Como o GTIN pode potencializar as suas vendas online?
- Pmweb
- 18 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Se você costuma fazer compras online, é bem provável que já tenha realizado a busca de um produto e não tenha encontrado o resultado desejado por conta das palavras usadas na pesquisa.

O GTIN (Global Trade Item Number ou Número Global do Item Comercial, no português) é um código identificador global de itens comerciais que padroniza a catalogação de produtos. Com ele, cada item possui um número único, o que facilita a sua busca e identificação, independentemente dos termos usados ou da forma como o produto é descrito pelos varejistas.
Com o crescimento das vendas online, o grande desafio das empresas está em aprimorar a experiência de compra do cliente em diversos canais. Isso inclui garantir que os produtos sejam facilmente encontrados e identificados, independentemente da plataforma de venda. E é nesse cenário que o GTIN se torna fundamental para o sucesso das vendas online do seu negócio.
O que é GTIN?
Como mencionado anteriormente, o GTIN é um código que possibilita a classificação precisa dos produtos, contribuindo tanto para a sua visibilidade em mecanismos de busca online quanto para os sistemas internos das plataformas.
O GTIN pode conter até 14 dígitos e sua estruturação é feita de acordo com as especificações de cada produto. Ou seja, depois de ser codificado para determinado item, não poderá ser usado em outros. Esse código carrega informações fundamentais sobre o produto, como marca, nome, cor, dimensões, data de validade e pode ser lido por diversos sistemas.
Confira as especificações para cada modelo de código:
GTIN-8: é codificado no código de barras EAN-8;
GTIN-12: utilizado no código de barras UPC-A;
GTIN-13: codificado no EAN-13;
GTIN-14: codificado no DUN-14.
Qual a importância do GTIN?
O GTIN garante a padronização e a precisão na identificação de produtos, tanto para as lojas físicas quanto para e-commerces. Ao atribuir um código único para cada item, possíveis ambiguidades causadas por descrições semelhantes ou termos de busca variados são eliminadas. Isso é essencial para o comércio online, uma vez que a precisão na busca e comparação de preços são fatores decisivos para os consumidores realizarem uma compra.
Além disso, o GTIN eleva a eficiência das operações comerciais, facilitando o gerenciamento de estoques e a integração com marketplaces, sistemas de ERP e plataformas de logística. Com o aumento da exposição dos produtos em resultados de pesquisa, mais consumidores conseguem encontrar o que procuram de forma rápida e precisa, o que é fundamental para a competitividade no ambiente digital.Por esse motivo, em grandes plataformas como Google, Google Shopping, Ebay e Amazon, a agilidade na seleção das ofertas depende da qualidade dos dados registrados na plataforma GS1, responsável pelo GTIN.
Benefícios além da visibilidade online
O GTIN também contribui para outro aspecto muito importante: segurança. Com o código, é possível garantir que os produtos comprados sejam exatamente os que foram anunciados. Isso pode acontecer através da verificação da autenticidade do item por varejistas e consumidores, o que evita a comercialização de itens falsificados ou de qualidade inferior. Além disso, o código permite o rastreamento de produtos em toda cadeia de suprimentos, proporcionando mais transparência nas transações e proteção contra fraudes.
Em datas comerciais como Black Friday e Dia do Consumidor, onde há uma grande oferta e procura por preços baixos, esse nível de controle proporciona uma experiência de compra mais segura e contribui para a credibilidade da marca, o que resulta na satisfação e fidelização do consumidor.
GTIN, um grande aliado do CRM
Integrado ao seu CRM (Customer Relationship Management), o GTIN gera uma série de benefícios para o seu negócio que vão desde o aprimoramento da gestão de dados dos produtos até grandes melhorias no relacionamento com os clientes.Conte com a expertise da Pmweb e seus 27 anos de experiência para aprimorar a sua estratégia de CRM vinculada ao GTIN e a elevar as suas vendas online.
Entre em contato conosco e vamos conversar sobre os objetivos da sua marca.
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