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Dados vs. Planilhas

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 7 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Você ainda faz o seu CRM usando planilhas? Ou então usa plataformas gratuitas e que não contam com todas as proteções para armazenar os dados dos seus clientes? Saiba que esse comportamento pode custar muito caro para a sua empresa. Os riscos de dados não tratados e seguros podem ir desde uma confusão no envio de comunicações para leads, até mesmo a um vazamento de dados e problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.



Sabemos que estabelecer uma sólida gestão de relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, por isso os dados dos seus clientes são um dos ativos mais valiosos que você pode ter. Dessa forma, é importante manter esses dados seguros e com fácil acesso para todos que precisam utilizá-los.


A LGPD, (Lei nº 113.709/2018), estabelece diretrizes obrigatórias para a coleta, processamento e registro de dados pessoais  para todas as empresas, seja do setor público ou privado. Através dessas diretrizes, a lei garante a privacidade necessária para a população brasileira e protege os direitos fundamentais da liberdade. Quando empresas usam práticas obsoletas de gestão de dados sensíveis em operações que trazem riscos à integridade, elas estão infringindo a lei e se colocando em risco também.


A Lei Geral de Proteção de Dados estipula que as empresas e/ou instituições que não fazem o tratamento correto dos dados sensíveis de seus clientes podem ser condenadas e ter uma multa de até 2% do faturamento líquido. Portanto, utilizar o CRM certo para tratar os dados é além de uma escolha certa, é também uma maneira de evitar consequências legais para o seu negócio.


Por que eu não deveria usar planilhas na gestão de leads do meu negócio?


Além dos riscos de segurança e conformidade com a LGPD citados acima, as planilhas também possuem algumas limitações que podem interferir no bom funcionamento do seu negócio. Confira alguns dos riscos abaixo:


  • Dificuldade de integração com canais diferentes


Por mais versáteis que sejam, as planilhas não possuem tanta facilidade para a otimização de informações com canais preexistentes. Com isso, você, muitas vezes, fica sem acesso a dados e insights importantes.


  • Maior tempo para organização e tomada de decisão


Quando a sua equipe possui um modelo não escalável e integrável precisa dedicar mais tempo na organização das planilhas. Com essa demanda a mais do dia a dia, a tomada de decisão também pode sofrer atrasos que serão cruciais para os resultados e atingimento de metas e KPIs estabelecidos.


  • Falta de suporte especializado


Assim como qualquer sistema que possui uso contínuo, as planilhas também podem apresentar falhas e erros frequentes. Para a correção desses erros, precisa-se de profissionais focados em ajudar quem usa o sistema. Sem um CRM contratado, você não terá um suporte especializado para falhas que comprometam o funcionamento e armazenamento dos seus leads.


  • Segurança da informação


O sistema de acesso às planilhas é geralmente feito por compartilhamento de links e não possui hierarquia de acesso por usuário. Com isso, os dados sensíveis ficam facilmente vulneráveis a edições e vazamento que podem comprometer a integridade de sua marca e e clientes.


Escolha um CRM seguro para gerir os seus dados


Se o contato com os seus clientes é um dos ativos mais valiosos, porque você deixaria eles desprotegidos? Com um sistema seguro para a organização e gestão de CRM, você possui a garantia de maior cuidado na preservação de dados, aplicação das diretrizes da LGPD e profissionais capacitados para gerir e dar suporte para a sua gestão de dados.


Um CRM seguro também permite que você conheça em detalhes os seus leads e clientes, o que facilita na criação de campanhas de marketing, vendas e gera melhores resultados de prospecção, conversão e fidelização. Com o sistema correto, seus dados estarão protegidos e o ciclo de vida do cliente ainda mais completo, facilitando no relacionamento e conversão, além de acompanhamento geral de métricas e KPIs.


A Pmweb trabalha há mais de 27 anos em parceria com diversas plataformas de CRM criando relacionamentos únicos em escala. Atuando com estratégia, dados, criação, conteúdo e ciclo de vida, buscamos personalizar a comunicação para cada cliente de acordo com o seu comportamento, preferências e contexto histórico.


Usamos nossa expertise para capturar dados, organizar informações e gerar insights sobre comunicações mais efetivas e personalizadas para cada cliente. Entre em contato com a gente através do nosso site ou fale conosco pelo e-mail contato@pmweb.com.br

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