Dreamforce 2024 e o futuro da Salesforce.
- Pmweb
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Este ano tive minha primeira experiência presencial na Dreamforce — feira de tecnologia da nossa parceira Salesforce, que acontece em São Francisco, CA — e foram três dias de total imersão nas possibilidades que a tecnologia, especialmente a IA, vai nos trazer nos próximos anos.

Além das palestras com empreendedores renomados, astros de cinema e campeões olímpicos, o grande destaque do evento foi a nova ferramenta da Salesforce, o Agentforce. Como trabalho no time responsável por implementações de tecnologias, arquitetura de sistemas e desenvolvimento de produtos, um detalhe em especial chamou minha atenção em quase todos os painéis: a presença do Data Cloud.
Percebi que, enquanto a IA se torna o tema do momento, a Salesforce continua investindo pesado na evolução do seu Data Cloud, tornando suas soluções de Inteligência Artificial ainda mais robustas e eficazes.
Rahul Auradkar, EVP e GM de Data Services da Salesforce, contou que um dos fatores essenciais para uma colaboração eficiente entre humanos e IA é contar com dados confiáveis, seguros, harmonizados e unificados, sejam eles estruturados ou não.
Isso só reforça ainda mais a importância do uso estratégico de dados, independentemente da solução aplicada. Em especial, quando falamos de IA, a chave para uma visão 360º dos consumidores está na centralização e integração dos dados disponíveis.
Então, sempre que ouvir falar sobre as promessas da IA e seu impacto no core business e nos resultados para os clientes, lembre-se: antes de tudo, é fundamental investir na capacidade de centralizar e integrar os dados.
Ter uma Plataforma de Dados de Clientes (Customer Data Platform) se tornou indispensável para empresas que querem aumentar seu impacto com tecnologia, permitindo que soluções de IA, como o Agentforce, sejam ainda mais precisas.
Esse ponto ficou claro no case da Dotz, que centralizou os dados de mais de 55 milhões de clientes, oferecendo interações personalizadas e aprimorando o atendimento por chatbot.
A capacidade de processar informações em tempo real do Data Cloud, com sua nova arquitetura e com outras ferramentas, garante ofertas mais relevantes, decisões mais rápidas, redução de riscos e maiores chances de crescimento financeiro.
Esses três dias repletos de conteúdo deixaram uma impressão muito positiva sobre os rumos da Salesforce e suas tecnologias. Os avanços são significativos, e é impressionante perceber como a evolução está cada vez mais acelerada. Como conclusão, voltei de São Francisco com a certeza de que o Data Cloud é o coração e o motor que impulsiona todas as soluções da Salesforce.
Por Renan Polonio,
Gerente de Engenharia de Soluções na Pmweb.
Comments