top of page

E-mail subject

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 5 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

As métricas de um e-mail marketing dependem de diversos fatores, ligados a inúmeras áreas. Hoje, vamos falar sobre como um pequeno detalhe na verdade tem importância central na estratégia como um todo, impactando diretamente na taxa de abertura. 


E-mail

O subject, também conhecido como assunto, é considerado a porta de entrada para o conteúdo que o e-mail se propõe a entregar. Ele é o primeiro instigador para que as pessoas se interessem pela comunicação. 


Portanto, de nada adianta planejar o seu conteúdo de e-mail e não dedicar o mesmo afinco para efeito que o subject tem.


Pensando nisso, trouxemos algumas informações valiosas para demonstrar como os subjects bem pensados e alinhados com sua estratégia podem fazer a diferença nos resultados de seus e-mails.


Entendendo o impacto de um bom subject em números


Quantos e-mails você recebe por dia? Apostamos que muitos. Quantos deles você realmente abre e lê todo o conteúdo? Provavelmente, apenas alguns.


Por isso, pensar antecipadamente na forma como o subject irá impactar pode fazer toda a diferença, afinal, 47% das pessoas abrem um e-mail apenas com base no assunto, de acordo com pesquisa de 2021 da OptinMonster. 


Além disso, segundo o mesmo estudo, 69% das pessoas relatam o e-mail como spam com base apenas na linha do assunto. Isso é um sinal importante para entender como trabalhar com o assunto de acordo com o seu público e saber utilizar todas as ferramentas disponíveis para aprimorar seus subjects. 


Aprimorando os seus subjects


Não existem fórmulas mágicas para melhorar as métricas dos seus e-mails. Por isso, colocar em prática um conjunto de ações comprovadas por dados é o melhor caminho para alcançar resultados acima do esperado


Por exemplo, o uso de emojis no subject pode aumentar as taxas de abertura em 45%. O estudo da OptinMonster também listou os emojis mais utilizados nos subjects.


Emojis no subject

Uma dica importante para deixar o conteúdo mais acessível para pessoas com deficiência é usar os emojis no fim dos subjects para que os usuários que utilizam leitores automáticos consigam compreender toda a frase sem dificuldades.

 

Outro ponto que também faz a diferença é saber escolher as palavras-chaves utilizadas nos subjects. A Alchemy Worx analisou 21 bilhões de e-mails enviados por 2.500 marcas e separou as palavras que apresentaram maiores taxas de abertura.


Termos como “promocional”, “parabéns”, “grátis”, “de volta ao estoque” estão dentre os mais efetivos, além do do uso de perguntas e números. 


É claro, o essencial é saber como utilizar esses termos junto à estratégia do seu negócio, pois é preciso que o conteúdo se adapte bem ao tom de voz usado nas suas comunicações.


Por mais que certas escolhas possam parecer divertidas e instigantes, muitas vezes, dependendo do público, subjects com conteúdo mais sérios e objetivos podem acabar funcionando melhor. Por isso, a melhor estratégia de subjects é aquela que está alinhada com a comunicação da marca. 


Colocando as boas práticas em prática


Trocadilhos à parte, após encontrar a melhor estratégia, também existem diversas táticas que podem tornar o uso do subject muito mais efetivo


A personalização é bem aceita pelo público, principalmente por passar uma ideia de exclusividade. Além disso, diversas possibilidades podem ser utilizadas, como o nome, ofertas na data de aniversário, abandono de um produto específico e outras mais.


Os testes também podem ajudar a entender melhor o desempenho dos subjects e o comportamento do público. 


Por isso, teste disparos em dias e horários diferentes, além de também experimentar diversos tipos de personalizações, trazer descontos e emojis no início ou no final. 


Quanto mais você testar, mais conhecimento e dados terá sobre os seus clientes, conseguindo tomar decisões muito mais acertadas e traçar estratégias mais fundamentadas. 


Outra questão que deve sempre ser levada em consideração é a leitura dos textos no mobile, principalmente o subject. Por isso, pense em opções que possam oferecer todas as informações, sejam criativas, conversem com o seu tom de voz e apareçam sem cortes. 


Pode não parecer, mas isso é capaz de fazer total diferença para quem receber o e-mail. Uma boa forma de saber como o texto irá aparecer nos celulares é testar antes de enviar. Com esse site, é possível simular. Legal, né?


Agora é hora de aprimorar seus subjects


Depois de várias dicas sobre como utilizar os subjects da melhor forma possível, o próximo passo é colocar todas essas informações em prática e ir se ajustando aos resultados. 


Se quiser a parceria de profissionais que realmente entendem do assunto, acesse o nosso site ou fale conosco através do e-mail contato@pmweb.com.br 

Até a próxima.

Escrito por: Bruno Raupp, Analista de Conteúdo na Pmweb.

Formado em Jornalismo em 2020, Bruno possui experiência como redator desde 2016, trabalhando com publicidade, marketing e CRM.

Comments


bottom of page