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Flywheel Marketing ou Funil de Vendas

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 3 de fev. de 2022
  • 4 min de leitura

Diversas empresas lidam diariamente com dificuldades relacionadas ao funil de vendas, pois alguns negócios não se concretizam em vendas. Conhecer melhor os pontos positivos do funil e do flywheel é o modo do empreendedor escolher o método ideal para a sua marca continuar se desenvolvendo continuamente e mantendo uma base fidelização de clientes.



Captar clientes é sempre um desafio para as empresas, mas investindo na produção de conteúdos específicos para cada etapa até o momento da venda, as pessoas podem se interessar mais pelo negócio e deste modo os empreendedores podem obter excelente lucratividade.


O que é funil de vendas?


O funil é um processo que visa conhecer a jornada de compra do cliente e educá-lo ao longo de todas as etapas de contato, de modo que – ao final do processo – esse lead (potencial cliente) realize compras. 


Mais ainda, esse método ajuda a conhecer quem são os leads (potenciais clientes), melhorando ainda mais campanhas publicitárias, atendimentos e a atração de novos contatos.


Para que os leads avancem nas etapas do funil, é primordial conhecer os principais interesses e dúvidas das pessoas. 


Afinal, é por meio desse conhecimento sobre quais dores o produto soluciona, por exemplo, e os desejos dos consumidores que é possível evidenciar as qualidades do produto e situações em que podem ser usados, agregando valor e conhecimento para que o cliente confie na marca e consuma com ela.


Além disso, é preciso considerar que não é sempre que o cliente sabe exatamente qual é a sua necessidade e qual serviço que atenderá melhor essa demanda. Ou seja, não sabe o que quer/precisa comprar pois não identificou soluções para determinadas áreas da vida. Clientes neste processo, geralmente estão no topo de funil.


A partir do momento que soluções começam a ser apresentadas para uma determinada questão, a jornada do cliente é iniciada, fornecendo informações que auxiliem na tomada de decisão, etapa essa que ocorre no fundo de funil, quando há a consideração e realização da compra.


No meio de funil, a empresa precisa nutrir os leads. Para este processo, o Marketing de Conteúdo, que consiste em produzir conteúdos personalizados, se mostra fundamental.


Todo formato de conteúdo rico é válido, pois ajuda os clientes e introduz o universo da marca, despertando a curiosidade, ajudando na confiança e ampliando a intenção de compra.


Os formatos de conteúdos que podem ser produzidos são: artigos, cases de sucesso, e-books, e-mails, vídeos, podcasts, postagens em blogs e redes sociais.


Já em relação às vantagens dessa técnica, é preciso considerar que existem vários pontos positivos em investir no método de funil de vendas para o seu negócio. São eles:


  • Aumento da produtividade;


  • Otimização de gestão;


  • Previsibilidade de resultados;


  • Excelente aproveitamento de oportunidades;


  • Melhora o desenvolvimento de produtos e otimização de processos.


O que é Flywheel Marketing?


O Flywheel Marketing é um modelo de Inbound Marketing (marketing de atração) que visa colocar o cliente como o centro dos processos da empresa, sempre gerando valor enquanto os fluxos e o relacionamento são melhorados. 


O grande objetivo do Flywheel é entender o cliente como o fator principal, não só no processo das vendas, mas para criar um bom relacionamento com ele de modo a fidelizar esses clientes e ter processos mais adequados no relacionamento com a base de clientes e os potenciais clientes que chegam.


Neste caso, é preciso lembrar que o processo de contato não se encerra no momento de compra, ou seja, é essencial mantê-lo sempre atualizado e próximo da marca.


Este é um modelo de marketing pensado a longo prazo. Ou seja, se bem executado, permite que as marcas consigam muitos resultados com baixo investimento. 


Para obter ganhos interessantes, a comunicação precisa ser qualificada e eficiente, agregando valor no pós-venda e no uso dos produtos, bem como em novas ofertas.


No Flywheel Marketing, todo o processo é guiado pela experiência do cliente, independentemente do fluxo de venda.


As vantagens do Flywheel Marketing são:


  • Comunicação próxima com os usuários;


  • Ações que não terminam no pós-venda;


  • Novas oportunidades de vendas;


  • Reforço da marca a longo prazo;


  • Pode ser aplicado em qualquer negócio;


  • Excelente ciclo de fidelização.


Estes são apenas alguns dos ganhos que podem ser aproveitados com este método de marketing.


Flywheel Marketing X Funil de Vendas


Primeiramente, pode-se classificar que em um funil de vendas tradicional, a experiência e satisfação do cliente é focada no final do funil, por exemplo, na venda/pós-venda. 


Já no Flywheel, a principal função do Marketing não está centrado unicamente em fechar negócios, mas criar relacionamentos, e são eles que constituem o poder da marca.



Após conhecer os dois conceitos, é natural que você comece a se questionar sobre qual é o melhor para o seu negócio. Contudo, isso pode variar muito do segmento, objetivos e processos da empresa, podendo até ter uma aplicação mista das estratégias.


O funil de vendas, por exemplo, é muito eficiente para a captação de clientes, pois se trata de um processo inicial, que permite oferecer conteúdos de qualidade e ajudar as pessoas em várias etapas da jornada de compra.


Com a venda finalizada, o cliente não pode ser desprezado, pelo contrário. É necessário nutri-lo e manter um relacionamento para que esta pessoa volte a comprar da sua marca, ou mesmo estimule novos contatos a consumirem com a marca.


A captação pode ser feita com estratégias de anúncios no Twitter Ads, Google Ads e outras plataformas Ads das redes sociais. 


Já as técnicas de Flywheel Marketing usam as redes sociais e demais plataformas para dar continuidade ao processo de interação e fidelização desses clientes a longo prazo, o que pode ser feito com o compartilhamento de novas informações, campanhas diversas e conteúdos mais específicos.


Desta maneira, se reunir com a sua equipe de marketing para discutir qual a melhor técnica para a sua empresa é o jeito de ter os métodos aplicados com eficiência e, com isso, obter muito sucesso.

Escrito por Jefferson Guimarães, Ideal Marketing

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