Insights Web Summit Lisboa 2024
- Pmweb
- 13 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
O Web Summit Lisboa 2024 contou com diversos conteúdos sobre tecnologia, inovações e, principalmente, IA. Nós, da Pmweb, junto com a OasisLab e a FFX, preparamos alguns insights sobre o evento.

Este ano, Grazi Sbardelotto, VP de Marketing Cloud da Pmweb participou do palco “Corporate Innovation” como mestre de cerimônias, junto com representantes de empresas como IKEA, Lenovo, Visa e muito mais! Também foi jurada de alguns Pitchs de startups e participou do Mentor Hours, onde foi mentora de algumas Startups.
Joey Camire, Chief Strategy Officer da SYLVAIN, trouxe para os palcos como a sede por aprovação está prejudicando as empresas e marcas. A palestrante trouxe uma reflexão poderosa: “As marcas estão agindo como pessoas desesperadas. Estão com tanta fome de crescimento e com tanto medo de errar, que acabam perdendo sua identidade. E no fim, ninguém quer comprar uma marca desesperada.”
Os quatro elementos que prejudicam as marcas em busca de aprovação, incluem o crescimento a qualquer custo; parcerias e colaborações sem propósito; preservação ao custo da inovação e a busca excessiva por lealdade.
As principais lições para os executivos de varejo são:
Seja Necessário, Não Necessitado – Empresas que se preocupam mais com as necessidades dos seus consumidores, ao invés de ficar nas suas próprias, ganham relevância e lealdade verdadeira.
Evite Miragens – Estratégias de crescimento rápido e ilusórias não substituem um modelo sólido e com visão de longo prazo.
A Construção da Marca Exige Tempo – Marcas sólidas exigem paciência e investimentos que promovam confiança.
A CEO da DataSnipper, Vidya Peters, fez uma apresentação sobre o poder da IA e o seu potencial de elevar a expertise humana, ao invés de substituí-la. Para Peters, o futuro dos negócios não vai ser definido pela substituição de humanos pela IA, mas a IA como um aliado dos humanos para criação de uma, mais valiosa, proposta de valor. “Você não será substituído pela IA, mas certamente será substituído por alguém que usa IA”, alertou ela.
Vidya Peters ainda destacou três mudanças significativas que os CEOs precisam adotar:
Transferir tarefas repetitivas para a IA, liberando os seres humanos para atividades estratégicas e valor agregado.
Adotar conjuntos de habilidades híbridas que combinam IA com capacidades humanas.
Manter-se informado sobre os desenvolvimentos da IA em diversos setores.
A CEO da Wolff Olins, Sairah Ashman, se apresentou na trilha Marketing Summit, onde falou sobre o achatamento cultural, um fenômeno onde marcas que antigamente foram consideradas icônicas, estão se tornando cada vez mais semelhantes, batalhando para se destacar em um mundo super automatizado e padronizado.
A mensagem transmitida foi clara: a corrida para otimizar experiências pode tirar o caráter que torna as marcas extraordinárias, deixando-as indistinguíveis umas das outras. Este fenômeno, conhecido como “achatamento cultural”, de acordo com Sairah, representa riscos significativos para empresas que desejam criar conexões duradouras com os consumidores.
Para o combate desse fenômeno, a CEO trouxe quatro princípios para a construção de uma identidade de marca única na era digital:
Descubra sua essência.
Faça o que “não pode” fazer.
Reconstrua com caráter.
Convicção ao invés de consenso.
Principais Insights:
Redescubra a essência da sua marca para construir lealdade e se destacar da concorrência.
Abrace o risco e a criatividade para criar experiências memoráveis e impactantes que fomentem conexões mais profundas.
Priorize a convicção em vez do consenso — marcas autênticas e ousadas criam impacto duradouro.
Maurício Barros, Chief Creative Officer da Deeploy.Me apresentou o painel “Por que usamos os produtos que usamos: UX como motor da fidelidade do cliente no futuro”, onde destacou o papel essencial da UX para o sucesso e lealdade do cliente.
Em sua palestra, afirmou que “A UX precisa estar na mesa de decisões, não apenas como uma camada decorativa de escolha de cores e logotipos”, explorando o poder da Experiência do Cliente além da estética.
Os principais pontos trazidos pelo CEO em sua apresentação foram:
A UX impulsiona a retenção e fidelidade do cliente, podendo gerar até 100 dólares em valor para cada dólar investido.
Entender a psicologia por trás do comportamento do usuário é essencial para a criação de novos produtos envolventes e eficazes.
À medida que a IA transforma a UX, a abordagem centrada no ser humano continuará sendo vital para sustentar o engajamento do usuário.
Qual o papel que a UX desempenha na estratégia da sua empresa? Refletir sobre isso pode revelar os próximos passos para aumentar a relevância e a ressonância dos seus produtos com os usuários.
O Web Summit Lisboa é um dos maiores eventos de inovação do mundo. Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir o e-book que vamos publicar em breve para saber mais sobre o evento, os assuntos mais comentados e os principais insights! Fique ligado e não perca essa oportunidade.
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