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Integração de CRM

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 22 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Já parou para pensar o que realmente conecta uma empresa aos seus clientes? Na era digital, entender quem eles são, como interagem com a marca e o que esperam faz toda a diferença. É nesse cenário que surge um grande aliado: o CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente em português). Com esse sistema, é possível armazenar não somente informações básicas sobre os clientes, mas também dados valiosos sobre comportamento e preferências online.


Integração

Porém, quando o CRM é integrado a outras plataformas, o seu potencial pode ainda ir mais longe e ser o componente principal para criar uma experiência única para os clientes. 


O que é e como funciona a integração de CRM?


Conforme já mencionamos, a integração de CRM se refere ao processo de conectar o sistema de relacionamento com o cliente a outras plataformas para aumentar sua eficiência. Dessa forma, é viável automatizar o compartilhamento de dados, otimizar processos, centralizar informações e oferecer uma visão unificada do cliente, o que contribui para uma experiência mais estratégica e personalizada.


Para implementar essa integração, existem três abordagens principais:


Hubs de integração


Plataformas terceiras que funcionam como intermediárias, facilitando a conexão do CRM a outras ferramentas de forma rápida e descomplicada, sem necessidade de programação complexa.


Integrações nativas


São aquelas que já fazem parte do sistema e dispensam o investimento em desenvolvedores para programações adicionais ou outros custos.


APIs (Application Programming Interfaces)


Um conjunto de regras e instruções que possibilita a comunicação entre diferentes softwares, atuando como uma ponte que conecta o CRM a outras plataformas. Entre os tipos de APIs, estão:


APIs de sistema: como o próprio nome sugere, conectam dados de sistemas distintos, como sistemas de ERPs.


APIs de processo: organizam APIs de sistema para uma tarefa específica, eliminando barreiras entre informações.


APIs de experiência: melhora a experiência dos usuários finais do CRM, garantindo que equipes, como a de vendas, tenham acesso a informações completas e relevantes sobre a jornada do cliente.


Benefícios da integração de CRM para o seu negócio


Com um sistema de CRM potencializado, os benefícios para a sua empresa se refletem desde a automação do fluxo de trabalho até melhorias das campanhas de comunicação e, consequentemente, nos resultados das vendas.


Experiência personalizada


Com mais dados sobre o cliente e suas preferências à disposição, é viável consolidar essas informações para traçar estratégias mais precisas, que comuniquem a mensagem certa no momento certo e contribuam para uma conexão genuína com a sua marca.


Mais eficiência operacional


Automatizar tarefas como captação e qualificação de leads permite que o processo de vendas seja otimizado, o que disponibiliza mais tempo para a sua equipe utilizar informações mais detalhadas e precisas sobre a jornada do cliente e focar em ações que aprofundem esse relacionamento.


Informações centralizadas


As integrações de CRM reúnem informações sobre os clientes em um único lugar, fácil de acessar e pesquisar, economizando tempo e garantindo que sua equipe tenha o que precisa.


Aumento das vendas


Mais informações sobre os clientes e seu comportamento significam estratégias de vendas mais assertivas. Ao acompanhar e aprimorar suas comunicações com base nos dados do CRM, sua empresa terá mais oportunidades transformadas em lucro.


Eleve seus resultados com a integração de CRM


A Pmweb é especialista em CRM e há mais 27 anos leva sua expertise a grandes nomes do mercado para criar relacionamentos duradouros com seus clientes e impulsionar suas vendas online.


Conte com a nossa experiência e o nosso time de multidisciplinar para usar a integração de CRM a favor da sua estratégia e das particularidades do seu negócio.


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