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Inteligência Artificial e conteúdo

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 5 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

O uso das Inteligências Artificiais (também conhecidas pela abreviação IAs) na área de marketing e comunicação tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos. 


ChatGPT

Segundo a State of Personalization Report 2023 da Twilio, 9 em cada 10 empresas já usam IA em algum processo do seu negócio.


Além de modificar a forma como as companhias operam, este novo fator também influencia a maneira como os profissionais desempenham suas funções, exigindo cada vez mais o desenvolvimento de novas habilidades


E um campo específico que está se adaptando frente a essa nova realidade é o de criação de conteúdo, principalmente, com a popularização de algumas ferramentas, como é o caso do ChatGPT


Mas, afinal, de quais formas estas aplicações podem ajudar a rotina dos times criativos? 

Ou ainda a pergunta que vai e vem sempre aparece: seremos substituídos pelas Inteligências Artificiais?


Antes de tudo: é preciso entender contextos e tipos de ferramentas


Podemos classificar as aplicações que usam Inteligências Artificiais para produzir conteúdo de duas formas: as que fornecem chats com templates prontos para diversos formatos e as que o usuário precisar criar o próprio comando.


Além disso, outro fato importante a ser considerado é que as ferramentas de Inteligência Artificial não são recomendadas como fontes de informação. Elas são imprecisas e podem fornecer informações incorretas. 


Também é preciso considerar a atualização da base de informação, por exemplo: o ChatGPT tem a sua base atualizada somente até setembro de 2021.   


Desbloqueie atividades complexas com as Inteligências Artificiais


Antes de qualquer coisa, preste atenção no compartilhamento de informações confidenciais de clientes em plataformas que podem não ser confiáveis ou até mesmo que não possuem contratos específicos de confiabilidade. Nesses casos, é bom conversar com as áreas que podem auxiliar nessa situação, como, por exemplo, a área jurídica da empresa.


Com isso, as IAs têm potencial para funcionarem como grandes automações de atividades que geralmente levamos mais tempo para executar em nosso dia a dia.


Confira alguns exemplos de prompts que podem melhorar seu conteúdo:


Prompt Pmweb

Você pode utilizar a ferramenta para analisar o seu copy e apontar possíveis erros ortográficos e gramaticais.


Prompt Pmweb

Tem dúvida se o conteúdo do passo a passo ou a mecânica de alguma promoção está realmente claro? Use um comando para validar e receber um resumo das informações que você está disponibilizando para o leitor.


Prompt Pmweb

Outras formas de potencializar o seu conteúdo com IAs


  • Captar ideias de tópicos para diferentes segmentos;


  • Pedir sugestões de sinônimos ou termos-chaves para determinados temas (inclusive, sabia que no Sinônimos também tem IA?);


  • Analisar padrões de comportamento;


  • Sugerir formas de abordagens para diferentes tipos de comunicação; 


  • Pedir textos alternativos para imagens, anexando somente o endereço web da própria imagem.


E existem muitas outras possibilidades. O uso de prompts, sejam eles prontos ou criados do zero, precisa ser inserido na lógica de criação de forma estratégica, para potencializar ao máximo a criatividade de seus conteúdos e entregas.


Com a adoção de uma cultura de experimentação nestas ferramentas, conseguimos extrair diversos benefícios, que podem ser usados em toda a jornada de construção dos conteúdos. 


Curtiu e quer toda a nossa expertise na criação de conteúdos para sua marca? Entre em contato com a gente. Acesse o nosso site ou fale conosco através do e-mail contato@pmweb.com.br

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Escrito por: Tynan Barcelos, Analista de Conteúdo na Pmweb.

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