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Mudanças no Gmail e Yahoo para 2024

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 30 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

O e-mail marketing segue evoluindo e trazendo mudanças que impactam usuários, marcas e remetentes em massa. E essas mudanças seguirão acontecendo por muito tempo.


Gmail vs. Yahoo

Em 2024 veremos mais novidades nesse canal, envolvendo dois dos maiores provedores de e-mail que existem hoje: Gmail e Yahoo. Lembrando que, quando falamos em Yahoo, também falamos em AOL. E quando falamos em Gmail, o direcionamento é para conta pessoal (gmail.com e googlemail.com) e conta escolar ou de trabalho no Google Workspace, que não terminam em @gmail.com.


Yahoo no primeiro trimestre de 2024;


Gmail a partir de 01 de Fevereiro de 2024.


Ambos seguirão os mesmos requisitos abaixo:


  • É necessário que estejam configuradas as autenticações de SPF e DKIM;


  • A autenticação de e-mail DMARC para o domínio de envio passa a ser obrigatória. A política de aplicação do DMARC pode ser definida como none. Com o tempo, é possível alterar a política do receptor para quarantine, e finalmente para reject;


  • É preciso habilitar o cancelamento fácil de assinatura, para que os usuários possam ser capazes de cancelar a assinatura de e-mails indesejados sem complicações. Deve-se levar apenas um clique e atender às solicitações dos usuários dentro de no máximo dois dias;


  • Os domínios e IPs de envio precisam ter registros DNS de encaminhamento e reverso válidos, também chamados de registros PTR;


  • As taxas de spam reportadas pelos usuários, devem sempre estar abaixo de 0,3%;


  • As mensagens precisam estar de acordo com o padrão de formato de mensagem da Internet (RFC 5322);


  • Os cabeçalhos “De:” do Gmail não deverão ser falsificados. O Gmail vai começar a usar uma política de aplicação da quarentena do DMARC, e falsificar a identidade de cabeçalhos “De:” do Gmail pode afetar a entrega de e-mails;


  • Nos casos em que há encaminhamento de e-mails, inclusive usando listas de e-mails ou gateways de entrada, é preciso adicionar cabeçalhos ARC aos e-mails de saída.


  • Por fim, para garantir que as taxas de spam reduzam e para manter a confiança dos usuários em relação ao remetente, o rigor irá aumentar para que os envios aconteçam apenas para quem optou em receber e-mails.


Lembrando que o time de Entregabilidade da Pmweb está pronto para acompanhar esses movimentos e apoiar no que for necessário para que tudo esteja em conformidade. Algumas plataformas vem com essas configurações prontas na implementação, mas outras não. Por essa razão é importante que se faça o monitoramento constante.


Essas medidas que o Gmail e o Yahoo estão tomando, visam manter a relevância e confiança das marcas com seus usuários. Os provedores têm a missão de entregar a melhor experiência possível aos clientes que usam seus serviços, e os remetentes de envios em massa precisam estar de acordo com essas práticas.


Desta forma, os usuários se sentem cada vez mais fiéis às marcas, refletindo diretamente nos resultados na outra ponta da linha.


Se você é cliente Pmweb e tem o serviço de entregabilidade contratado, não se preocupe, pois faremos a validação. Mas caso você não tenha e precise de ajuda, entre em contato conosco.

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Escrito por: Ronaldo Dias, Coordenador de Entregabilidade.

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