Protegendo o seu CRM na Black Friday
- Pmweb
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de ago.
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano para o varejo, com oportunidades de crescimento acelerado e um aumento expressivo nas vendas. Porém, com a quantidade de transações financeiras e compartilhamento de dados circulando, os riscos aumentam, atraindo a atenção de cibercriminosos que buscam explorar vulnerabilidades nas plataformas de e-commerce.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma peça-chave nessas grandes campanhas, organizando uma quantidade enorme de dados dos clientes, como históricos de compra e interações. Se o sistema não estiver bem protegido, essas informações podem acabar vazando ou sendo alteradas, o que prejudica a confiança dos clientes e a imagem da marca.
Para que as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades da Black Friday e ofereçam uma experiência de compra segura e positiva aos clientes, é essencial adotar práticas robustas de cibersegurança e estarem atentas aos principais riscos digitais.
5 dicas práticas para proteger seu negócio de ciberataques
1. Monitoramento constante.
Mantenha vigilância 24/7 sobre todos os sistemas, especialmente o CRM. Isso ajuda na percepção de qualquer atividade estranha e detectar padrões anômalos pode ser crucial para evitar ataques e tentativas de invasão.
2. Backup e criptografia de dados.
Certifique-se de que todos os dados sensíveis dos clientes sejam armazenados de forma segura e que haja backups regulares. Assim, se ocorrer um ataque, você terá uma cópia para recuperar as informações.
3. Autenticação multifatorial (MFA).
Ative a autenticação em duas etapas para acessar o CRM e outros sistemas importantes, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessar informações confidenciais.
4. Infraestrutura preparada.
Tenha servidores prontos para suportar picos de acessos e se recuperar rápido em caso de falhas. Isso inclui usar a nuvem para dar conta da demanda sem comprometer a performance.
5. Treinamento contínuo de equipe.
Treine sua equipe regularmente sobre práticas de segurança, especialmente sobre o uso do CRM e o cuidado com dados sensíveis.
CRM e cibersegurança andando juntos
De forma geral, além de pensar nas estratégias de vendas e marketing para a Black Friday, investir também em segurança digital é essencial para garantir que seus clientes tenham uma experiência de compra tranquila e segura.
A cibersegurança e o CRM precisam andar juntos não só para vender mais, mas também para manter a operação protegida, evitando perda de dados e interrupções nos serviços. Dessa forma, é possível reforçar a confiança dos clientes, garantir uma campanha de sucesso e ajudar a aumentar a satisfação e a fidelização a longo prazo.
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