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Protegendo o seu CRM na Black Friday

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 18 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de ago.

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano para o varejo, com oportunidades de crescimento acelerado e um aumento expressivo nas vendas. Porém, com a quantidade de transações financeiras e compartilhamento de dados circulando, os riscos aumentam, atraindo a atenção de cibercriminosos que buscam explorar vulnerabilidades nas plataformas de e-commerce. 


Tecnologia

O CRM (Customer Relationship Management) é uma peça-chave nessas grandes campanhas, organizando uma quantidade enorme de dados dos clientes, como históricos de compra e interações. Se o sistema não estiver bem protegido, essas informações podem acabar vazando ou sendo alteradas, o que prejudica a confiança dos clientes e a imagem da marca. 


Para que as empresas aproveitem ao máximo as oportunidades da Black Friday e ofereçam uma experiência de compra segura e positiva aos clientes, é essencial adotar práticas robustas de cibersegurança e estarem atentas aos principais riscos digitais.


5 dicas práticas para proteger seu negócio de ciberataques


1. Monitoramento constante. 


Mantenha vigilância 24/7 sobre todos os sistemas, especialmente o CRM. Isso ajuda na percepção de qualquer atividade estranha e detectar padrões anômalos pode ser crucial para evitar ataques e tentativas de invasão.


2. Backup e criptografia de dados. 


Certifique-se de que todos os dados sensíveis dos clientes sejam armazenados de forma segura e que haja backups regulares. Assim, se ocorrer um ataque, você terá uma cópia para recuperar as informações.


3. Autenticação multifatorial (MFA).


Ative a autenticação em duas etapas para acessar o CRM e outros sistemas importantes, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessar informações confidenciais.


4. Infraestrutura preparada. 


Tenha servidores prontos para suportar picos de acessos e se recuperar rápido em caso de falhas. Isso inclui usar a nuvem para dar conta da demanda sem comprometer a performance.


5. Treinamento contínuo de equipe. 


Treine sua equipe regularmente sobre práticas de segurança, especialmente sobre o uso do CRM e o cuidado com dados sensíveis.


CRM e cibersegurança andando juntos


De forma geral, além de pensar nas estratégias de vendas e marketing para a Black Friday, investir também em segurança digital é essencial para garantir que seus clientes tenham uma experiência de compra tranquila e segura.


A cibersegurança e o CRM precisam andar juntos não só para vender mais, mas também para manter a operação protegida, evitando perda de dados e interrupções nos serviços. Dessa forma, é possível reforçar a confiança dos clientes, garantir uma campanha de sucesso e ajudar a aumentar a satisfação e a fidelização a longo prazo. 


Conte com a Pmweb para ter um CRM forte e protegido, auxiliando a sua empresa em todas as etapas dos processos. Já são mais de 27 anos de história trabalhando com as principais marcas do mercado nacional e internacional, com a expertise de times multidisciplinares.


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