Rockin’ Tags
- Pmweb
- 18 de out. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Você sabia que todas as ações online deixam pistas? Uma simples visita a um site é suficiente para gerar dados ou a chamada Big Data. Diariamente, são produzidos uma infinidade de dados que podem ser usados pela sua marca para elevar suas vendas online.

Através da utilização das tags, é possível capturar dados de busca, navegação, produtos deixados no carrinho, vendas e vários outros sobre a jornada do consumidor online. A partir deles, são criadas campanhas diretas e personalizadas para múltiplos canais.
Um pouco sobre a história
As Rockin’ Tags foram desenvolvidas pela Pmweb para atender três aspectos fundamentais na elaboração de campanhas: capturar, compreender e utilizar as informações que os consumidores deixam em sites.
A origem da criação parte de uma metodologia própria chamada Let’s Rock, que recebeu esse nome porque o formato dos gráficos de campanhas automatizadas — que carecem de menos recursos e apresentam maior retorno sobre o investimento (ROI) — lembravam o símbolo do Rock’n’Roll.

A referência também serviu para as Rockin’ Tags, já que uma das premissas da Pmweb é dedicar a maior parte do tempo à definição e otimização de campanhas nas estratégias de marketing.
Como funcionam as Rockin’ Tags?
A primeira etapa consiste na captura dos dados e na interação entre cliente e site. Esses dados são armazenados em um banco para que posteriormente sejam tratados e enviados para as plataformas Oracle Responsys e Salesforce, onde são realizadas as programações e disparos das campanhas.
Além disso, os dados também são enviados para o Oto CRM. A plataforma não realiza os disparos de campanhas, mas centraliza as informações sobre vendas online e offline, assim como as de comportamento para que sejam utilizadas pelo vendedor.
Benefícios do uso de dados para potencializar campanhas
Mais do que capturar informações dos consumidores online, um dos principais benefícios das Rockin´ Tags está no cumprimento dos princípios de respeito ao consumidor e suas escolhas sobre o compartilhamento de informações, segurança e outros. Abaixo, selecionamos alguns pontos positivos para o seu negócio:
Segurança
Respeito à privacidade dos usuários, pois os dados trafegados são anonimizados, criptografados e liberados apenas nas plataformas (Responsys, Salesforce e outras), conforme a preferência dos consumidores que optam pela opção “do not track”, ou “não rastrear” no português.Quando nos referimos aos dados trafegados, falamos de todos os dados first-party, provenientes de site, CRM, ERP, lojas físicas e outros canais que são integrados, centralizados e transformados em informação. Também é possível integrar dados de second-party, como sites parceiros.
Enriquecimento do perfil do usuário
Conhecer a jornada realizada pelo usuário e potencial cliente através de registros com informações sobre visitas e atividades no site, ticket médio, última compra realizada e categorias mais visitadas.
Personalização
Gerar insumos para desenvolver campanhas de e-mail, SMS, push e WhatsApp cada vez mais relevantes e de acordo com o perfil de cada usuário.
Uso posterior dos dados
Os dados capturados ficam disponíveis para utilização em outras ações e campanhas, assim como podem ser exportados.
Agilidade
A inserção dos dados nas plataformas é rápida (em até 60 minutos), permitindo uma reação mais eficaz.
Flexibilidade
As tags são facilmente instaladas através do Tag Manager, permitindo capturar os dados de maneira estruturada e também por meio de um modelo personalizável e ajustável à necessidade da sua empresa e segmento.
Uma grande aliada para as suas vendas online
Através dos dados pelas Rockin’ Tags, é possível criar campanhas alinhadas com o comportamento e preferências online do consumidor. Confira exemplos de comunicações que podem ser disparadas em momentos importantes da jornada de compra da sua marca:
Abandono de visita
Enviada para quem acessou o site, mas não visualizou nenhum produto ou categoria.
Navegação
Envia produtos navegados que foram visualizados, mas não incluídos no carrinho.
Categoria
Envia sugestões de produtos dentro da categoria que foi navegada.
Abandono de carrinho
Envia produtos que foram incluídos no carrinho, mas não comprados.
Abandono de check-out
Envia uma comunicação quando o processo de pagamento de compra é deixado para trás.
Indecisos
Envia produtos navegados ou abandonados que foram acessados diversas vezes em um curto período de tempo.
Última chance
Envia produtos navegados ou abandonados que estão com baixo estoque, trazendo senso de urgência para estimular a compra.
Baixou de preço
Envia produtos navegados ou abandonados que baixaram de preço.
Similares
Envia sugestões de produtos similares aos navegados ou abandonados pelo usuário.
Sem estoque
Envia outras opções para o produto navegado ou abandonado que está sem estoque.
Eleve os resultados das suas campanhas com as Rockin’ Tags
A Pmweb realiza estudos frequentes para avaliar a performance das campanhas que utilizam o recurso e os resultados são surpreendentes. Confira algumas constatações:
São 21x mais eficientes que campanhas comuns e podem gerar até 35% de aumento na receita de e-mail marketing.
Campanhas de abandono de carrinho trazem os melhores resultados, chegando a apresentar uma receita gerada por envio RPE (Receita Por E-mail) 34x maior.
Repiques geram 8x mais receita do que campanhas comuns e podem chegar até 50% da receita de Rockin’ Tags.
Estamos prontos para ajudar a sua marca
Conte com a Pmweb para usar dados a favor do seu negócio e potencializar suas campanhas em diversos canais. Nossos times multidisciplinares podem auxiliar em todo o processo, desde a captura dos dados, elaboração das comunicações personalizadas até a análise de resultados.
Entre em contato conosco para conversar sobre os objetivos do seu negócio.
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