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Você sabe o que é lifecycle?

  • Foto do escritor: Pmweb
    Pmweb
  • 17 de abr.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de jun.

Aqui na Pmweb, o termo lifecycle tem uma enorme importância, e é por isso que decidimos explicar o seu significado e mostrar como ele tem um impacto crucial em estratégias de marketing de sucesso.


lifecycle marketing

Mas, antes de mais nada, o que significa lifecycle?


O lifecycle é uma metodologia usada para mapear todos os momentos de interação entre marca e consumidor, organizando essas interações em macrojornadas


Com isso, é possível planejar campanhas para cada etapa da jornada de compra e entender a complexidade de cada fase.


De forma geral, podemos resumir essas etapas em quatro momentos principais:


1. Aquisição

Quando o consumidor entra em contato com a marca pela primeira vez.


Exemplo: inscrição na newsletter de uma marca de produtos de beleza. 


2. Ativação

O cliente realiza uma ação importante, como a primeira compra ou assinatura de um serviço.


Exemplo: enviar um cupom de 1ª compra para incentivar o cliente.


3. Retenção

Foco em manter o cliente ativo e satisfeito, reduzindo o churn (taxa de cancelamento).


Exemplo: engajar o cliente com um programa de fidelidade e lançamentos, além de manter um bom relacionamento.  


4. Reativação

Reengajar clientes inativos ou que pararam de interagir com a marca.


Exemplo: oferecer ofertas exclusivas para trazer o cliente de volta.


E onde a Pmweb entra nessa história?


Conheça a nossa metodologia própria


O nosso principal objetivo com a nossa metodologia própria de lifecycle é mapear a jornada do cliente por completo e encontrar todos os pontos de oportunidade possíveis. 


Queremos atingir a pessoa certa, no momento certo, pelo canal certo e com o conteúdo certo.



Segmentação 1

Segmentação 2

Com as possibilidades do CRM, criamos estratégias de email, push e SMS baseadas em dados, promovendo um maior engajamento com os consumidores.


Ao pensarmos cada ponto da jornada do consumidor, mudamos de paradigma e passamos a enxergar as ações por um outro ponto de vista.


Visão ultrapassada

Nossa metodologia

Orientação ao produtos 

Orientação ao cliente

Uma mensagem para todos

Uma mensagem para cada usuário

Ações do calendário

Ações do lifecycle

Através desta visão, expandimos os momentos no lifecycle para tipos de campanhas, capazes de abarcar toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato. 



Metodologia Pmweb

Exemplos de campanhas eficazes:


  • Campanhas de boas-vindas

É o início do relacionamento com o cliente. Momento de apresentação da marca e troca de informações com o cliente com o objetivo de enriquecer o perfil para personalizar campanhas.


  • Campanhas de retenção

Promoção da marca, de produtos e benefícios exclusivos para o público que já é comprador do e-commerce. Campanhas para promover e manter o relacionamento com a marca.


  • Campanhas de transação

São todas as informações relacionadas à compra e recompra de produtos recorrentes, além de acompanhamento de todas as etapas transacionais.


  • Campanhas de incentivo à conversão

São as campanhas mais próximas do momento de compra ou recompra de um produto. As campanhas são baseadas no histórico de navegação e de comportamento do usuário com a marca.


  • Campanhas de reativação/reengajamento

É o momento de reativar e reengajar o cliente quando ele não está mais interagindo com as campanhas ou não está comprando com a marca depois de um determinado período.


Dicas de estratégias para colocar em prática


Nas campanhas de boas-vindas, você pode utilizar de estratégias como passo a passo para mostrar como é fácil realizar as compras no site da sua marca ou também solicitar mais informações para personalizar as próximas comunicações.


Já nas campanhas de retenção, é possível apresentar os produtos que você deseja dar mais destaque, liberar acesso antecipado ou antecipar o disparo de aniversário para dar tempo para o consumidor escolher o que deseja e finalizar a compra. 


Para reengajamento, ofereça cupons exclusivos para quem não compra há bastante tempo ou relembre os benefícios para quem se cadastrou, mas nunca comprou.  


O fator Pmweb


Com a expertise do nosso time multidisciplinar, transformamos estratégias em ações para explorar ao máximo todas as possibilidades do CRM. 


Estamos prontos para encontrar o melhor caminho para o seu negócio.Se tiver interesse, entre em contato conosco clicando aqui.

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