Você sabe o que é lifecycle?
- Pmweb
- 17 de abr.
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.
Aqui na Pmweb, o termo lifecycle tem uma enorme importância, e é por isso que decidimos explicar o seu significado e mostrar como ele tem um impacto crucial em estratégias de marketing de sucesso.

Mas, antes de mais nada, o que significa lifecycle?
O lifecycle é uma metodologia usada para mapear todos os momentos de interação entre marca e consumidor, organizando essas interações em macrojornadas.
Com isso, é possível planejar campanhas para cada etapa da jornada de compra e entender a complexidade de cada fase.
De forma geral, podemos resumir essas etapas em quatro momentos principais:
1. Aquisição
Quando o consumidor entra em contato com a marca pela primeira vez.
Exemplo: inscrição na newsletter de uma marca de produtos de beleza.
2. Ativação
O cliente realiza uma ação importante, como a primeira compra ou assinatura de um serviço.
Exemplo: enviar um cupom de 1ª compra para incentivar o cliente.
3. Retenção
Foco em manter o cliente ativo e satisfeito, reduzindo o churn (taxa de cancelamento).
Exemplo: engajar o cliente com um programa de fidelidade e lançamentos, além de manter um bom relacionamento.
4. Reativação
Reengajar clientes inativos ou que pararam de interagir com a marca.
Exemplo: oferecer ofertas exclusivas para trazer o cliente de volta.
E onde a Pmweb entra nessa história?
Conheça a nossa metodologia própria
O nosso principal objetivo com a nossa metodologia própria de lifecycle é mapear a jornada do cliente por completo e encontrar todos os pontos de oportunidade possíveis.
Queremos atingir a pessoa certa, no momento certo, pelo canal certo e com o conteúdo certo.


Com as possibilidades do CRM, criamos estratégias de email, push e SMS baseadas em dados, promovendo um maior engajamento com os consumidores.
Ao pensarmos cada ponto da jornada do consumidor, mudamos de paradigma e passamos a enxergar as ações por um outro ponto de vista.
Visão ultrapassada | → | Nossa metodologia |
Orientação ao produtos | → | Orientação ao cliente |
Uma mensagem para todos | → | Uma mensagem para cada usuário |
Ações do calendário | → | Ações do lifecycle |
Através desta visão, expandimos os momentos no lifecycle para tipos de campanhas, capazes de abarcar toda a jornada do cliente, desde o primeiro contato.

Exemplos de campanhas eficazes:
Campanhas de boas-vindas
É o início do relacionamento com o cliente. Momento de apresentação da marca e troca de informações com o cliente com o objetivo de enriquecer o perfil para personalizar campanhas.
Campanhas de retenção
Promoção da marca, de produtos e benefícios exclusivos para o público que já é comprador do e-commerce. Campanhas para promover e manter o relacionamento com a marca.
Campanhas de transação
São todas as informações relacionadas à compra e recompra de produtos recorrentes, além de acompanhamento de todas as etapas transacionais.
Campanhas de incentivo à conversão
São as campanhas mais próximas do momento de compra ou recompra de um produto. As campanhas são baseadas no histórico de navegação e de comportamento do usuário com a marca.
Campanhas de reativação/reengajamento
É o momento de reativar e reengajar o cliente quando ele não está mais interagindo com as campanhas ou não está comprando com a marca depois de um determinado período.
Dicas de estratégias para colocar em prática
Nas campanhas de boas-vindas, você pode utilizar de estratégias como passo a passo para mostrar como é fácil realizar as compras no site da sua marca ou também solicitar mais informações para personalizar as próximas comunicações.
Já nas campanhas de retenção, é possível apresentar os produtos que você deseja dar mais destaque, liberar acesso antecipado ou antecipar o disparo de aniversário para dar tempo para o consumidor escolher o que deseja e finalizar a compra.
Para reengajamento, ofereça cupons exclusivos para quem não compra há bastante tempo ou relembre os benefícios para quem se cadastrou, mas nunca comprou.
O fator Pmweb
Com a expertise do nosso time multidisciplinar, transformamos estratégias em ações para explorar ao máximo todas as possibilidades do CRM.
Estamos prontos para encontrar o melhor caminho para o seu negócio.Se tiver interesse, entre em contato conosco clicando aqui.
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